Na próxima sexta-feira, 14 de novembro, a partir das 19 horas, acontece a primeira edição do evento Vinho & Cultura, promovido pela Bodega Costantini. A proposta é unir o prazer de uma boa taça de vinho a um diálogo sobre o que realmente significa viver em plenitude. O convidado de estreia é o escritor, psicólogo e advogado Fernando Botto Lamóglia, que vai oferecer aos presentes uma degustação de seu livro, “O Algoritmo da Prosperidade – Dez pilares essenciais para uma vida de plenitude e abundância”.
Com mais de 30 anos de experiência em desenvolvimento humano, liderança e comportamento organizacional, Fernando é doutor em Educação. Atuou em cargos de alta gestão no Brasil e no exterior e, ao longo da carreira, reuniu aprendizados que se traduzem, na obra, em dez pilares interdependentes — fundamentos que revelam que a prosperidade é um estado dinâmico, em constante construção e ajuste.
“Tem algo que você faz — ou evita fazer — e que se repete há anos? Pode ser um hábito automático, uma crença antiga ou um padrão emocional disfarçado de bom senso. E, mesmo tentando mudar, algo invisível parece puxar você de volta. É possível encontrar a chave que revela sentido no desconforto silencioso, resistente ao tempo e à razão”, propõe o autor. Numa linguagem acessível, exemplos reais e sugestões práticas, a obra é um convite para o leitor investigar os bastidores da sua vida.
Para Lamóglia, prosperar é um ato consciente. “A prosperidade não é privilégio nem acaso, mas consequência de um algoritmo interno composto por padrões mentais, hábitos e formas de pensar que podem impulsionar ou sabotar seus resultados”, afirma. Segundo ele, o ponto de virada acontece quando a pessoa é capaz de se enxergar com clareza: “A partir disso, algo destrava — e o mundo responde à altura”, explica.
Para o idealizador do Congresso Internacional de Felicidade, Gustavo Arns, este é “um livro surpreendente, com conhecimentos profundos e, ao mesmo tempo, recheado de exemplos e histórias que o tornam leve e fluido”. A Monja Coen, a bailarina Ana Botafogo e o empresário Luciano Szafir também recomendam a obra em sua contracapa.
Nesta edição do Vinho & Cultura, Fernando participará de um bate-papo sobre comoaplicar os dez pilares da prosperidade no cotidiano, em decisões pessoais e profissionais, enquanto o público desfruta da degustação dos vinhos da Bodega Costantini — reconhecida por unir legado e inovação em seus rótulos.




