
Assembleia amplia interlocução com empresários e recebe Agenda Legislativa da indústria
Alexandre Curi convidou os industriais a participar da elaboração do Código do Empreendedor do Paraná.
A Assembleia Legislativa do Estado tem, como propósito, ampliar as discussões com entidades representativas de setores produtivos do Paraná, reiterou, nesta terça-feira, em Curitiba, o presidente do legislativo estadual, deputado Alexandre Curi (PSD). “Estamos abertos ao diálogo permanente e produtivo. Esse é um dos pilares da gestão do Poder Legislativo”, pontuou Curi.
Alexandre Curi (PSD), recebeu a Agenda Legislativa da Indústria do Paraná, um extenso documento elaborado anualmente pela Federação das Indústrias (FIEP) que traz um posicionamento do setor a respeito de projetos de lei que tramitam no parlamento estadual e que tem influência sobre o segmento industrial.
A entrega da Agenda Legislativa da Indústria ocorreu no Campus da Indústria, em Curitiba, em um evento organizado pelo presidente do Sistema Fiep, Edson Vasconcelos, que contou a presença de dezenas de empresários e de deputados.
A Agenda Legislativa da Indústria funciona como um guia. Com observações fundamentadas, a pauta é um indicativo importante para orientar os parlamentares sobre temas que têm potencial para melhorar o ambiente de negócios, incrementar a competitividade do setor produtivo e atrair investimentos para o Estado”, disse o deputado.
Alexandre Curi convidou os industriais a participar da elaboração do Código do Empreendedor do Paraná. Ele explicou que está criando uma comissão que vai analisar mais de 21 mil leis que têm reflexos sobre as diversas atividades econômicas do Estado. Segundo Curi, muitas normas legais envelheceram e é preciso fazer uma revisão geral.
explicou que o objetivo da Agenda Legislativa é ampliar o diálogo da indústria paranaense com os parlamentares, sempre com foco no desenvolvimento do estado.
“A Agenda Legislativa abre uma conversa técnica e amplia a aproximação que a Fiep vem construindo com toda a Assembleia para promover um debate franco, agradável e produtivo para o estado do Paraná”, disse. “A democracia é um dos pilares mais importantes da nossa sociedade, e o contraditório faz parte da democracia, por isso é importante termos esse diálogo”, acrescentou.
“Convido a indústria a participar ativamente da elaboração do Código do Empreendedor do Paraná. Tenho convicção de que esse será um marco no desenvolvimento do Estado. Um código moderno, eficiente, prático, que ajude quem quer gerar emprego, inovar, investir e ajudar a transformar o nosso Estado”, pontuou Alexandre Curi.
A deputada estadual Maria Victoria (PP) reforçou o compromisso de trabalhar, em parceria com a Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), pelo desenvolvimento econômico, geração de emprego e renda nos municípios paranaenses. Dos 23 projetos de lei selecionados pela Fiep que têm impacto sobre o setor industrial paranaense, seis (26%) são de autoria da parlamentar.
Ainda no evento, o deputado Fábio Oliveira (Podemos), vice-presidente da Comissão de Indústria, Comércio, Emprego e Renda da Assembleia e coordenador da Frente Parlamentar das Engenharias e da Infraestrutura, destacou a relevância da agenda legislativa da indústria, que reúne propostas e prioridades definidas em conjunto com o setor produtivo e que orientam o trabalho dos parlamentares comprometidos com o fortalecimento da economia.
A Agenda Legislativa é um documento que a Fiep produz anualmente para registrar seu parecer em relação aos projetos de lei mais relevantes do ponto de vista da indústria. Ela mostra claramente se o posicionamento da entidade é convergente ou divergente em relação a cada proposta. Também traz pareceres técnicos que podem auxiliar os deputados em suas tomadas de decisão.
No processo de redação da Agenda foram analisadas todas as 852 proposições protocoladas na Assembleia Legislativa em 2024. Desse total, 358 foram monitoradas com mais atenção por terem algum tipo de impacto, positivo ou negativo, para a indústria. Por fim, foram escolhidos os 23 projetos de maior relevância, que compõem a 19ª edição do documento. (Com assessorias Alep e Fiep).