HomePEDRO RIBEIROGoverno acelera privatização da Celepar, diz Arilson Chiorato

Governo acelera privatização da Celepar, diz Arilson Chiorato

Ao mesmo tempo em que circula dentro da oposição um documento buscando assinaturas para tentar desfazer a venda da Copel, o presidente do PT, deputado Arilson Chiorato, revelou nesta segunda-feira (08), que o leilão da Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar) já teria data marcada.

Chiorato disse, na Tribuna da Alep, que o avanço ocorre de forma silenciosa, mas o leilão na bolsa de valores estaria previsto para o dia 13 de janeiro de 2026.

O deputado Arilson informou que apresentará ao Supremo Tribunal Federal (STF) documentos que comprovam dependência tecnológica do Governo do Estado em relação à Celepar. A medida foi tomada após resposta do Governo Ratinho Jr. à Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), assinada no mês passado pelo PT e o PSOL, em que argumenta que o Governo do Paraná não depende dos serviços ofertados pela Celepar.

Na Tribuna da Alep, o deputado Arilson apresentou contratos assinados pelo Governo do Estado que contrariam o argumento apresentado ao STF. Para ilustrar a situação, o Líder da Oposição citou a criação da Superintendência-Geral de Governança de Serviços e Dados (SGSD), instituída em 2024 pelo Decreto nº 5.866. Ligada à Casa Civil, a estrutura foi apresentada como o novo “centro de comando” da tecnologia estadual, mas assumiu funções já executadas pela Celepar.

A implantação da SGSD consumiu R$ 41,5 milhões. Segundo o deputado Arilson, ao analisar documentos oficiais do próprio governo, o órgão confessou não ter equipe técnica suficiente, além de não possuir estrutura adequada e não conseguir operar os sistemas sozinho.

MAIS LIDAS

ÚLTIMAS