HomeDESTAQUEGuto Silva espera bênção de Ratinho Junior à corrida pelo Palácio Iguaçu

Guto Silva espera bênção de Ratinho Junior à corrida pelo Palácio Iguaçu

Muito se fala, nos quatro cantos do Paraná, que o secretário das Cidades do Governo do Estado, Guto Silva (PSD), é candidato à sucessão do governador Ratinho Junior (PSD) em 2026, mas o pretendente nunca havia confirmado tal intenção. No entanto, sua declaração, nesta sexta-feira (10), de que é pré-candidato ao Palácio Iguaçu em 2026, oficializa o que já era ventilado nos bastidores da política paranaense: o grupo político ligado ao governador Ratinho Junior já está se articulando para a sucessão. A fala foi feita em entrevista ao radialista João Barbieri, da Rádio T de Ponta Grossa, e carrega um detalhe que diz muito — Guto condiciona sua candidatura ao aval de Ratinho.

Outro candidato que também espera o aval do governador é o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Alexandre Curi, também do PSD. Tanto Guto como Alexandre têm acompanhado Ratinho Junior pelo Estado e na capital, Curitiba, nos anúncios e entregas de obras de infraestrutura e apoios aos municípios na área social.

Guto Silva não se constrange em escancarar o peso que o governador ainda terá na definição do nome que representará seu legado nas próximas eleições estaduais. Político experiente, sabe que ninguém chega ao terceiro andar do Palácio Iguaçu sem articulação sólida e sem o respaldo do grupo que comanda a máquina pública e tem influência sobre grande parte do interior do Estado.

Ao se colocar como pré-candidato, Guto joga luz sobre seu próprio nome e se antecipa a outros possíveis concorrentes dentro do próprio PSD ou em partidos aliados. Mas o tom da fala foi cauteloso — não se trata de um rompimento, nem de um projeto pessoal à revelia do atual governador. Pelo contrário, é uma sinalização: ele quer, mas só vai se lançar com o “sinal verde” de Ratinho Junior.

Guto Silva tem bagagem: foi chefe da Casa Civil, tem trânsito entre prefeitos, e agora, na Secretaria das Cidades, amplia ainda mais sua presença no interior. Mas ele não está sozinho nesse tabuleiro. Outros nomes devem surgir, e a definição do candidato oficial do grupo governista pode demorar.

Guto marca posição, pois sabe que, em política, sair na frente não garante vitória, mas ajuda a construir musculatura. Ainda mais quando se sabe jogar com lealdade e cálculo, como ele deixou claro ao submeter sua candidatura à benção de Ratinho Junior.

MAIS LIDAS

ÚLTIMAS