HomeDESTAQUELula aumenta tom contra Trump mas quer negociar as tarifas

Lula aumenta tom contra Trump mas quer negociar as tarifas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está usando a intimidação do presidente americano, Donald Trump, para aumentar seu eleitorado que não concorda com a prepotência e o tratamento de insignificância do governo americano.

Em seus discursos, Lula tem erguido o tom da voz, como aconteceu nesta quinta-feira, 24, em Minas Gerais., onde foi taxativo: “aqui ninguém põe a mão”, ao defender a soberania do Brasil sobre suas riquezas naturais.

Em recado a Donald Trump, Lula disse que o governo brasileiro tem o petróleo para defender, o nosso ouro para proteger. “Temos todos os minerais ricos que vocês querem para proteger. E aqui ninguém põe a mão. Este país é do povo brasileiro”.

O embaixador interino dos Estados Unidos no Brasil, Gabriel Escobar, teria sugerido negociações com os chamados minerais críticos para reverter a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros exportados para os EUA. O Brasil é rico nesses minerais, necessários para impulsionar as novas tecnologias — da energia limpa ao carro elétrico. Escobar demonstrou interesse na Política Nacional de Minerais Críticos e Estratégicos em preparação pelo governo brasileiro, bem como iniciativas parlamentares nesse mesmo contexto.

Segundo informa o Estadão, essencial às novas tecnologias, à inovação e ao avanço bélico, a produção de terras raras — que estão entre os minerais críticos — vinha sendo negociada pelo governo de Joe Biden e também interessa a Trump.

Apesar dos discursos inflamados, o presidente Lula vem afirmando que o Brasil está pronto para negociar com os Estados Unidos sobre a tarifa de 50% imposta a produtos brasileiros, caso o presidente norte-americano, Donald Trump, queira conversar.

MAIS LIDAS

ÚLTIMAS