HomeDESTAQUEPerto de 20% da população paranaense é de idosos

Perto de 20% da população paranaense é de idosos

O Paraná é, hoje, o quinto Estado mais envelhecido do Brasil, com índice de 86 idosos para cada 100 pessoas menores de 15 anos, atrás apenas do Rio Grande do Sul com 115; Rio de Janeiro (105); Minas Gerais (98) e São Paulo (96).

Os dados são do Ipardes que aponta: Entre 2010 e 2022, mais de 70% do crescimento populacional ocorreu justamente nesse grupo.A expectativa de vida dos paranaenses é de 79,2 anos – 75,8 anos para os homens e 82,6 anos para as mulheres. As projeções indicam que, já em 2027, haverá mais pessoas idosas do que crianças e adolescentes com menos de 15 anos. Essa chamada inversão da pirâmide etária representa um marco demográfico e impõe novos desafios para as políticas públicas.

Em entrevista a este jornal, o secretário Guto Silva fez uma alerta: “A nossa população está envelhecendo e, diante disso, é necessário fazer uma reflexão sobre o orçamento do Estado. Vamos investir mais em creches ou em centros de apoio ao idoso.  Devemos destinar mais recursos para determinadas áreas ou focar na prevenção da saúde? Essa é uma realidade que exige planejamento”.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) se prepara para este cenário desde o início do governo Ratinho Junior, em 2019, com a implementação do Projeto Envelhecer com Saúde no Paraná. A estratégia é baseada no cuidado centrado na pessoa idosa, com foco na prevenção, identificação precoce e manejo da Fragilidade Multidimensional.

Em dois anos, número de atividades físicas ofertadas no SUS aumenta 141% no Paraná

“Estamos vivendo uma mudança demográfica sem precedentes. O Paraná vem ajustando suas políticas públicas e está preparado para oferecer respostas concretas, com planejamento, inovação e cuidado humanizado. Nosso objetivo é que cada pessoa idosa no estado tenha mais autonomia, saúde e qualidade de vida. Envelhecer deve ser sinônimo de viver bem”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Somente em 2024, mais de 2 milhões de consultas foram realizadas para pessoas idosas nas unidades de saúde do estado.

O atendimento é conduzido por equipes multiprofissionais que realizam a Avaliação Multidimensional da Pessoa Idosa e elaboram um Plano de Cuidado individualizado, garantindo autonomia e qualidade de vida pelo maior tempo possível.

“Mais que responder a um desafio demográfico, o Paraná está construindo um futuro em que envelhecer signifique viver com qualidade, dignidade e oportunidades. Estamos fortalecendo a rede de atenção e garantindo que o cuidado chegue a todos que dele precisam”, concluiu Beto Preto.

MAIS LIDAS

ÚLTIMAS