Rafael Greca, ex-prefeito de Curitiba e secretário de Sustentabilidade do Governo do Estado tem declarado, por diversas vezes, que é pré-candidato ao Palácio Iguaçu nas eleições que vão suceder ao governador Ratinho Junior em 2026.
Mas, por mais que afirme e reafirme sua intenção, Greca tem sido ignorado por institutos de pesquisas que fazem sondagem juntos aos eleitores paranaenses. A última omissão de seu nome ocorreu nesta terça-feira (2) em pesquisa feita pelo Paraná Pesquisa.
Em resposta à este tratamento, o ex-prefeito postou, nas suas redes sociais, sua opinião sobre o “esquecimento” de seu nome nas sondagens estimuladas, onde colocam nomes para os eleitores avaliarem.
“Minha gente querida, quando o eleitor é perguntado de forma espontânea, sem lista pronta, o meu nome surge com vigor. Isso significa que a nossa mensagem já chegou ao coração das pessoas, que lembram de mim naturalmente, sem precisar que alguém sopre opções. E isso, na vida pública, é sinal de confiança verdadeira. Se em algumas pesquisas tentam me apagar da estimulada, paciência. O que vale mesmo é a lembrança genuína do povo — e essa ninguém manipula. O reconhecimento que vem das ruas é maior e mais legítimo do que qualquer questionário”, escreveu Greca.