Depois de alinhar o PSD e afinar o discurso, Ratinho Junior abandona de vez o papel de figurante e se coloca como protagonista da eleição presidencial de 2026. O governador do Paraná mira o centro-direita, hoje desconfortável com a candidatura de Flávio Bolsonaro — um nome ungido pelo pai, mas ainda indigesto fora do núcleo duro do bolsonarismo.
A decisão de Ratinho Junior em afirmar que disputará a Presidência da República veio após conversa com o presidente do PSD, Gilberto Kassab, que deu aval à sua candidatura. Também reforçou a decisão do governador paulista, Tarcísio de Freitas, em desistir da candidatura, preferindo a reeleição em São Paulo.

Além das alianças, também na Faria Lima, Ratinho Junior carrega um sobrenome poderoso: o carisma do pai, o apresentador Carlo Massa (Ratinho) que o consagrou pelo público popular na televisão. A expectativa é de que esse carisma e essa popularidade possam ser transferidos ao candidato.
O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), disse a aliados que está decidido a ser candidato à Presidência da República e que a decisão de Tarcísio de Freitas (Republicanos) de se colocar cada vez mais como postulante à reeleição por São Paulo pode ajudá-lo na disputa pelo Planalto.


