HomePEDRO RIBEIROSindicato de Escritores do Brasil enfrenta os primeiros desafios

Sindicato de Escritores do Brasil enfrenta os primeiros desafios


Com a participação de escritores de 15 estados brasileiros, além do Paraná, e de dois países, Estados Unidos e Paraguai, ocorreu na última a semana a assembleia de fundação do Sindicato de Escritores do Brasil (SINEBRAS) na sede da União Geral dos Trabalhadores, em Curitiba. Para presidir o sindicato foi eleito o escritor Jorge Bernardi, autor de mais de 20 obras de literatura, histórias em quadrinhos e livros acadêmicos.

O primeiro desafio do Sinebras será a decisão de sediar ou não o Congresso Mundial de Escritores, promovido pela Word Organization Writer, OWO, em 2026 no Brasil. Bernardi recebeu uma carta da presidente do OWO, a escritora russa Margarita AI, propondo que o próximo encontro mundial, desta organização que reúne escritores mais de 100 países, seja realizado no Brasil.

“Sem dúvida é um grande desafio para nós que estamos começando. Vamos reunir a diretoria e decidir sobre a realização ou não do Congresso da WOW”, afirma Bernardi. Há em todos uma tendência de aceitarmos a proposta. O diretor do SINEBRAS, Paulo Bracarense, esteve no congresso de escritores, realizado em setembro, em Moscou e propôs o nome do Brasil para sediar o encontro do próximo ano.

Foto: Divulgação

Outro desafio do Sinebras será levar ao Congresso Nacional um projeto de lei criando um sistema de arrecadação de direitos autorais para os escritores, que deverá se tornar a Lei Dalton Trevisan. Lembrou Bernardi que “todos ganham com o trabalho do escritor; quem planta a arvore até quem vende o livro. O escritor é o elo mais frágil nesta cadeia, que muitas vezes tem de pagar para ver seu livro publicado”.

A Diretoria Executiva do Sinebras, além de Bernardi, tem como vice-presidente o escritor Teo Lima; secretária geral a escritora Petra Schindler; Diretor Financeiro, o escritor Antonio Telles, e Diretor de Relações Institucionais e Internacionais, o escritor Alexandre Pagliarini.

Compõem o Conselho Literário do Sinebras, o escritor João Darcy Ruggeri, de 101 anos, a atriz Ítala Nandi, do Rio de Janeiro, a poeta Anita Zippin, da Academia de Letras José de Alencar, o presidente do Centro de Letras do Paraná, Ney Ferracini de Azevedo, da Academia Maçônica Virtual Brasileira de Letras, Paulo Tupan, de Rondônia. Ainda o acadêmico Hélio Puglielli, Rafael de Lalá e API, Célio Martins, Associação Paranaense de Imprensa, o Carlos Alberto Tinoco, o poeta e ex desembargador Joatan Carvalho, os escritores Walter Schimidt, Pedro Ribeiro, Rudi Bodanese, Luiz Augusto Juk, Marcos Batista, Fernando Tupan, Ulisses Iarochinski, Maggiar Casanova, Gilmar Cardoso. Marcelo Fedeger, Anginho Brazil, Hélio de Moraes e Marques, Valdir Cruz entre outros escritores.

Foto: Divulgação

Ainda é possível se tornar sócio-fundador preenchendo um formulário online, antes do SINEBRAS ser registrado.

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

MAIS LIDAS

ÚLTIMAS