Colunas
Violência política de gênero na Assembleia Legislativa
Foto/Divulgação/Alep

Violência política de gênero na Assembleia Legislativa

Prática do deputado Arruda contra a deputada Ana Julia motivou repúdio de parlamentares

Pedro Ribeiro - terça-feira, 8 de abril de 2025 - 10:47

O deputado bolsonarista, Ricardo Arruda (PL), continua barbarizando na Assembleia Legislativa. Agora, se envolveu em uma polêmica com a deputada petista Ana Julia (PT) ao desferir ataques considerados desrespeitosos com forte potencial de violência política de gênero.

A resposta veio de imediato. O Bloco PT-PDT na Assembleia manifestou apoio à deputada Ana Júlia (PT) considerando que houve tentativa de desqualificá-la mediante comentários pejorativos sobre sua atuação e vestimenta.

O ataque aconteceu depois que a parlamentar pediu sua substituição na Comissão de Constituição e Justiça — justificada pelas suas sucessivas faltas às sessões, inclusive às últimas quatro. Vale ressaltar que o requerimento da deputada Ana Júlia está amparado no artigo 78 do Regimento Interno, que estabelece critérios claros para a composição das comissões.

“É inaceitável que em um espaço público e institucional como a Assembleia Legislativa, o caráter, a ética e o mérito sejam subordinados a julgamentos superficiais e discriminatórios. O que define uma pessoa não são suas vestes, mas seu compromisso com a sociedade, sua coragem em defender causas justas e seu respeito mútuo com colegas”, diz a nota de repúdio.

Após as discussões, o deputado Luiz Cláudio Romanelli observou: “O deputado Arruda também entende de moda?”.

Compartilhe