HomeDESTAQUEAthletico precisa de um empate para conquistar o acesso

Athletico precisa de um empate para conquistar o acesso

O Athletico enfrenta neste domingo (23), à partir das 16h30 o América-MG, precisando de um empate para garantir o acesso à Série A. Caso o rival tropece diante do Amazonas, o Furacão poderá até ser campeão da Série B.

O técnico Odair Hellmann quer fechar a temporada com o acesso e, para isso, busca melhorar a boa sequência na Arena da Baixada, onde tem a 11ª melhor campanha como mandante. Por outro lado, o ataque é o melhor do campeonato, com 52 gols marcados — sendo seus dois centroavantes as principais peças: Viveros, com 9, e Renan Peixoto, com 8 gols.

Ao longo dos jogos, o comandante rubro-negro conseguiu ajustar o sistema defensivo, que antes era um dos piores do campeonato. A equipe sofreu 17 gols no returno, com destaque para Arthur Dias, que se recuperou após a falha que comprometeu a vitória contra o América-MG no primeiro turno. Junto com Terán, que sofreu apenas dois gols desde que chegou, ambos ajudaram a organizar o setor defensivo atleticano.

Já o América-MG vem sem chances de cair para a Série C e também sem chances de acesso. O time mineiro é o 11º melhor visitante da Série B, com 17 pontos conquistados, além de ter a 11ª melhor defesa e o 11º melhor ataque do campeonato.

Retrospecto do confronto

Ao todo, as equipes já se enfrentaram 26 vezes, com 9 vitórias do Athletico, 8 do América-MG e 6 empates. Pelo Brasileirão, o confronto é muito equilibrado: seis vitórias para cada lado e seis empates. O time mineiro nunca venceu o Rubro-Negro em Curitiba, onde o Athletico acumula 8 vitórias e 4 empates.

O último duelo terminou empatado por 2 a 2, com dois gols de Viveros pelo Athletico e tentos de Willian Bigode e Marlon pelo Coelho.

Como vem o Athletico

Precisando apenas de um empate para garantir o acesso, o Furacão chega embalado por quatro vitórias seguidas. Para ser campeão, precisa vencer e torcer por um tropeço do rival.

Odair Hellmann terá alguns desfalques: o lateral Benavidez e o atacante Leozinho receberam o terceiro cartão amarelo e estão suspensos. O treinador poderá escalar Madson na lateral ou utilizar Arthur Dias como terceiro zagueiro.

Dudu volta a ser relacionado após a lesão que o tirou de três partidas. Quem era dúvida, mas estará entre os titulares, é Léo Derick, que se recuperou a tempo do jogo.

Provável Athletico: Santos; Terán, Aguirre e Arthur Dias; Mendoza, Felipinho, João Cruz, Zapelli e Léo Derick; Julimar e Viveros.
Técnico: Odair Hellmann.

Como vem o América-MG

Sem pretensões na temporada, o América já pensa em 2026 e decidiu dispensar jogadores que não serão utilizados, como Fabinho e Vitor Jacaré.

O técnico Alberto Valentim, que teve contrato renovado até o final de 2026, contará com o retorno de Miguelito, que serviu a seleção boliviana na Data Fifa, e do zagueiro Lucão, que volta de suspensão.

Provável América-MG: Gustavo; Júlio César, Émerson, Lucão e Paulinho; Miquéias, Felipe Amaral e Yago Souza; Miguelito, Willian Bigode e Christian Ortiz.
Técnico: Alberto Valentim.

Ingressos e curiosidades

O Athletico informou que, até sexta-feira, mais de 3 mil vouchers foram trocados para o jogo de domingo. A torcida pôde comprar vouchers ao longo do ano em uma promoção feita pelo clube.

O clube também comunicou nas redes sociais que disponibilizará um telão em frente à Loja Furacão para quem não conseguiu ingresso, mas quer acompanhar o time de perto.

Existe a possibilidade de quebra de recorde de público do Athletiba (40 mil pessoas), já que todos os ingressos foram esgotados e o setor visitante será destinado à torcida rubro-negra para o duelo decisivo contra o América-MG.

Por Bernardo Bittencourt

MAIS LIDAS

ÚLTIMAS