Em um ano marcado pela disputa eleitoral, o RenovaBR, maior escola de formação política do Brasil, abrirá inscrições para seu novo processo seletivo a partir do dia 12 de janeiro, com prazo até 22 de fevereiro. A organização, que desde 2018 se dedica à acelerar novos quadros políticos no país, se volta neste ano a um programa de capacitação para pessoas interessadas em disputar cargos nas eleições de 2026. As aulas da formação vão acontecer de março à junho e contam com encontros presenciais.
Capacitando lideranças para os desafios da política brasileira, o RenovaBR reforça em mais um programa de formação o seu compromisso com a transparência, ética, fortalecimento democrático e uma política baseada em dados e evidências.
“O ano de eleições gerais é um momento essencial para as decisões futuras do país. As eleições de 2026 exigem lideranças preparadas, éticas e conectadas com os desafios reais da sociedade brasileira, capazes de olhar com dedicação para a segurança, combate à corrupção, economia, saúde, educação e meio ambiente. A renovação política depende de líderes qualificados, capazes de executar um bom projeto político, e com proximidade da sociedade civil. A formação do RenovaBR oferece o preparo técnico e apoio educacional que este momento exige, fortalecendo lideranças que buscam transformar a política brasileira”, pontua Rodrigo Cobra, diretor executivo do RenovaBR.
Em 2026, temas centrais como segurança pública, combate à corrupção e meio ambiente ganham destaque na formação. Além disso, os alunos vão aprimorar o olhar para o eleitorado brasileiro como objeto de estudos para estruturar campanhas e políticas públicas, através de uma aula ministrada por Felipe Nunes, CEO da Quaest Pesquisa, responsável pela recém lançada pesquisa Brasil no Espelho.
A formação oferece às futuras lideranças um espaço qualificado para networking, reflexões e aprendizado, fortalecendo o repertório para atuar na política. Durante as aulas, os alunos terão contato com temas sobre planejamento de campanha, comunicação digital e processo eleitoral também. Além disso, durante o percurso serão disponibilizadas sessões de mentorias individuais e monitoria, conduzidas por profissionais com ampla experiência em campanhas eleitorais, reconhecidos pela atuação em diferentes disputas e contextos políticos.
Desde sua criação, a organização já capacitou mais de 3.600 líderes, dos quais 440 foram eleitos. Entre os ex-alunos que passaram pelo RenovaBR e conquistaram cadeiras no Congresso Nacional estão nomes como o senador Alessandro Vieira e os deputados federais Felipe Rigoni, Joênia Wapichana, Marcelo Calero, Tabata Amaral e Luiz Lima, eleitos em 2018. Já em 2022, foram eleitos Camila Jara, Daniel Soranz, Fernando Marangoni, Gisela Simona, Pedro Aihara, Samuel Viana, Duarte Jr., Beto Pereira, além dos reeleitos Tabata Amaral e Luiz Lima, e mais recentemente, Lucas Abrahao.
Sobre a seleção
O processo seletivo para a formação tem início na inscrição, além de uma etapa de análise de histórico e experiência. As etapas também contam com o envio de vídeo de apresentação e por entrevistas. Como novidade desta edição, os inscritos poderão acompanhar todas as etapas do processo por meio do portal de acompanhamento do candidato, uma plataforma exclusiva que amplia a transparência e a autonomia dos participantes.


