O racha interno na Federação União Progressista, onde 18 prefeitos deixaram o PP descontentes com a postura do senador Sergio Moro (UB), a ex-governadora Cida Borghetti (Progressistas) volta a ganhar protagonismo e apareceu competitiva e bem-posicionada nas simulações para o Governo do Paraná realizadas pela Pesquisa Futura/Apex.
Na pesquisa, sem o senador Moro, Cida alcança 11,1% das intenções de voto, empatando tecnicamente com Paulo Martins (Novo) e próxima de Beto Richa (PSDB) e Requião Filho (PDT). Cida e Moro são os dois pré-candidatos da Federação União Progressista para 2026.
Em outro cenário, também sem Moro, Cida se mantém no pelotão da frente, tecnicamente empatada com Beto Richa (PSDB) e Paulo Martins.
Mesmo fora da disputa por cargos eletivos há oito aos, a primeira governadora da história do Paraná chega a dois dígitos no levantamento e aparece tecnicamente empatada com lideranças com forte presença em Brasília e no governo estadual.
O resultado foi lido por analistas como um sinal de que Cida Borghetti mantém forte reconhecimento popular e um recall significativo, especialmente entre eleitorado feminino e no interior.
O instituto ouviu 800 eleitores de todas as regiões do Estado entre os dias 8 e 10 de outubro. O levantamento tem margem de erro de 3,5 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.
Confira os cenários sem o Senador Sérgio Moro:
Cenário 1
Requião Filho (PDT): 21,4%
Beto Richa (PSDB): 17,5%
Paulo Martins (Novo): 12,7%
Cida Borghetti (PP): 11,1%
Guto Silva (PSD): 5,1%
Enio Verri (PT): 2,2%
Ninguém/Branco/Nulo: 18,9%
Não sabe/Não respondeu/Indeciso: 11,1%
Cenário 2
Requião Filho (PDT): 22,4%
Beto Richa (PSDB): 17,3%
Paulo Martins (Novo): 13,9%
Cida Borghetti (PP): 10,9%
Enio Verri (PT): 2,8%
Darci Piana (PSD): 1,7%
Ninguém/Branco/Nulo: 21,6%
Não sabe/Não respondeu/Indeciso: 9,3%