A última rodada promete fortes emoções para os torcedores dos clubes que ainda brigam para não serem rebaixados e para os times que buscam uma vaga na Libertadores.
O Flamengo, já campeão brasileiro e da Libertadores, deve jogar com seu time reserva. Agora, resta apenas o Campeonato Intercontinental para os rubro-negros cariocas.
O Mirassol também está garantido na Libertadores e não alcança mais o terceiro colocado. O time do interior paulista, em sua primeira participação no campeonato nacional, alcançou a quarta colocação do Brasileiro.
Palmeiras e Cruzeiro ficaram, respectivamente, em segundo e terceiro lugar. O time alviverde foi vice-campeão brasileiro e vice da Libertadores, encerrando a temporada sem conquistar títulos.
Bahia, Botafogo e Fluminense brigam pela quinta colocação, que dá vaga direta na Libertadores. Fluminense e Bahia fazem confronto direto pela última vaga, enquanto o Botafogo precisa torcer por um empate entre os dois e vencer o Fortaleza no estádio Nilton Santos.
São Paulo e Bragantino disputam a oitava posição, que pode render vaga na pré-Libertadores caso Cruzeiro ou Fluminense vença a Copa do Brasil.
Corinthians, Grêmio, Vasco e Atlético Mineiro — todos com 46 pontos — não têm risco de rebaixamento e já estão garantidos na Sul-Americana.
Já Santos, Ceará, Fortaleza, Vitória e Internacional brigam para permanecer na Série A nesta temporada.
Internacional e Vitória vivem situações mais complicadas por ocuparem o Z4. Ambos precisam vencer e torcer para que Fortaleza e Ceará não vençam suas partidas.
Ceará e Fortaleza podem empatar, desde que Internacional e Vitória não ganhem. Uma vitória garante ambos na Série A.
O Santos entra na briga caso Fortaleza, Ceará ou Vitória vençam. Nessa situação, o Peixe passa a figurar entre os ameaçados em diversas combinações da reta final. Uma vitória, porém, também o garante na primeira divisão.
O saldo de gols pode ser decisivo nesta última rodada. Alguns cenários levam diferentes equipes a terminarem empatadas em pontos, fazendo com que o saldo seja o critério de desempate.
Nessas situações, mesmo clubes que vencerem seus jogos podem acabar rebaixados, caso a vitória não seja suficiente para superar a diferença numérica construída ao longo da temporada.
O Vitória, com saldo negativo de 18, e o Internacional, com saldo negativo de 15, têm situações mais delicadas justamente pela desvantagem no critério.
Jogos de domingo (16h):
* Fluminense x Bahia (Maracanã)
* Botafogo x Fortaleza (Nilton Santos)
* Corinthians x Juventude (Neo Química Arena)
* Santos x Cruzeiro (Vila Belmiro)
* Atlético Mineiro x Vasco (Arena MRV)
* Internacional x Bragantino (Beira-Rio)
* Vitória x São Paulo (Barradão)
* Ceará x Palmeiras (Arena Castelão)
* Sport x Grêmio (Ilha do Retiro)
* Mirassol x Flamengo (Maião)
Por Bernardo Bittencourt


