O Coritiba acertou, nesta quinta-feira, a contratação do centroavante Pedro Rocha, ex-Remo, para a temporada de 2026. A diretoria busca reforçar o elenco para o próximo ano, já que o clube teve um dos piores ataques da Série B, com apenas 39 gols marcados, além da saída de Dela Torre.
Pedro Rocha marcou 15 gols na Série B desta temporada, sendo um dos destaques da competição e peça fundamental no acesso do Remo à Série A de 2026.
O atacante também distribuiu 8 assistências, liderando a competição em participações em gols (23) e em grandes chances criadas, com média de 13 por jogo.
O Coritiba também encaminha um acerto com o volante William Oliveira, do Vitória, para 2026. O jogador está em fim de contrato com o clube baiano e chegaria sem custos ao Alviverde.
Aos 32 anos, William Oliveira disputou 32 jogos, marcou dois gols e deu duas assistências, contribuindo para que o Vitória escapasse do rebaixamento pela segunda vez consecutiva.
O volante se destaca pelos passes longos — média de 1,2 por jogo, com aproveitamento de 59% — e pelos passes certos no último terço do campo, com 9,9 por partida e cerca de 80% de acerto. Ele também registrou a nona melhor média de interceptações do Brasileiro, com 1,1 por jogo, sendo o segundo melhor do Vitória, atrás apenas de Gabriel Baralhas.
Outro nome que pode atuar ao lado de William Oliveira no Coritiba em 2026 é o volante Filipe Machado, que pode renovar com o clube paranaense. Segundo apuração do setorista Rogério Scarione, o jogador já mantém conversas para rescindir contrato com o clube baiano.
Filipe Machado foi titular em grande parte da Série B pelo Coxa, atuando em 24 partidas. Seus principais pontos fortes foram os passes longos — média de 2,7 por jogo, com 66% de acerto, terceira melhor marca do elenco — e os passes certos no último terço, com 14,2 por jogo e cerca de 79% de aproveitamento.
Outro nome observado pelo Coritiba no mercado é o lateral Tinga, do Fortaleza. O jogador está há sete temporadas no clube cearense, e a negociação é considerada difícil.
Tinga chegaria para suprir a lateral direita, mas também pode atuar como zagueiro. Ele seria uma reposição para Alex Silva e Zeca, que não fazem mais parte do elenco.
O lateral atuou em apenas 24 jogos nesta temporada por conta de uma lesão de grau 2 sofrida em setembro. Em 2025, somou duas assistências e marcou um gol pelo Fortaleza.
Além disso, o zagueiro Jacy, destaque na campanha de acesso do Coritiba nesta temporada, vem recebendo sondagens de clubes do exterior e também do Bahia.
Por Bernardo Bittencourt


