O Coritiba alcançou um feito histórico neste domingo (23), no Estádio Carlos Zamith, em Manaus. O Coxa conquistou o seu tricampeonato da Série B, tornando-se o maior campeão do torneio, após vencer o Amazonas por 2 a 1, com gols de Sebastián Gómez e Iuri Castilho. Pelo lado amazonense, Luan Silva descontou.
O time coxa-branca encerrou a competição com 68 pontos, três a mais que seu maior rival, o Athletico, que terminou na segunda colocação.

O Coxa amargou dois anos difíceis: em 2023 fez sua pior campanha na história da Série A e, em 2024, também a pior campanha do clube na Série B. Mas, neste ano, conseguiu a virada de chave com uma ampla reformulação em seu elenco. Uma das principais peças foi o meia e capitão Sebastián Gómez, que ergueu o troféu da conquista do tricampeonato.
Quem também tem motivos para comemorar é o técnico Mozart, que possui forte identificação com o clube. Ex-jogador do Coritiba, ele levantou a taça como atleta em 1999 e, 26 anos depois, conquista seu primeiro título nacional como treinador alviverde.
Primeiro tempo
O Amazonas tentou pressionar o Coritiba no início da partida, e o Coxa sentiu o ritmo nos primeiros minutos. Kevin Ramírez arriscou duas finalizações, exigindo boas defesas do goleiro Pedro Morisco. Porém, na metade do primeiro tempo, o Coritiba voltou para o jogo e começou a crescer, especialmente com Josué, que quase marcou um gol olímpico, parado apenas pelo goleiro amazonense.
A partir daí começou a blitz coxa-branca. Aos 37 minutos, Delatorre cabeceou para fora e, logo depois, o placar foi aberto por Sebastián Gómez, após bonita jogada construída por Lucas Ronier, que deixou o meia em ótima condição para balançar as redes. Pouco depois, Delatorre aproveitou uma falha defensiva da equipe da casa, avançou e tocou para Iuri Castilho ampliar.
Segundo tempo
O Amazonas voltou melhor para a segunda etapa e criou mais oportunidades. As mudanças do técnico amazonense surtiram efeito: Nilson Castrillón, que havia acabado de entrar, fez uma bonita jogada e tocou para Luan Silva — também vindo do banco — descontar.
Após o gol, o Amazonas teve mais posse de bola e tentou criar novas chances, mas não conseguiu ser efetivo nas finalizações. Assim, o jogo terminou com vitória do Coritiba.
Por Bernardo Bittencourt


