HomeGERALCidadesDiagnósticos precoces de doenças coronárias salvam mais vidas, afirma Costantini

Diagnósticos precoces de doenças coronárias salvam mais vidas, afirma Costantini

Os índices são assustadores. Hoje, no Brasil, as três doenças que mais matam são infarto – doenças coronárias – câncer e erros médicos. Ao manifestar preocupação, em especial com o número de óbitos por doenças cardiovasculares, o médico cardiologista Costantino Costantini fez um alerta sobre a importância do diagnóstico precoce para salvar vidas.

Em entrevista à imprensa, na manhã desta quarta-feira (11), Costantini, fundador e diretor-geral do Hospital Cardiológico Costantini, de Curitiba, destacou a importância da comunicação à sociedade sobre os avanços de estudos científicos e tecnológicos para diagnóstico precoce das doenças cardiovasculares.

O cardiologista, que fez a primeira angioplastia na América Latina, em 1979, apresentou os novos equipamentos de tomografia e hemodinâmica interligados à Inteligência Artificial instalados no hospital, onde foram investidos US$ 3 milhões. Ele observou que, sem estudo científico, pesquisas e profissionais capacitados, a Inteligência Artificial corre risco de erros. “Temos que ter um acompanhamento e vamos continuar a investir em gente e em tecnologia”, disse.

O diretor de Prevenções do Hospital e coordenador da Academia do Coração, Rafael Macedo, apresentou um quadro de estudos científicos que mostra como os hospitais deverão se prepararem para o futuro: “terão que estarem voltados à promoção da saúde e não apenas no tratamento, com ações para evitar que as pessoas fiquem doentes, através de diagnósticos precoces com uso da tecnologia e da Inteligência Artificial”. Isto se traduz, segundo ele, em mudanças de hábitos de vida.

Durante as apresentações dos novos equipamentos, o diretor Administrativo do Hospital, Alessandro Costantini, fez um breve histórico desde a criação do hospital, há 28 anos, até os dias de hoje, destacando investimentos em tecnologia e pessoal qualificado.

MAIS LIDAS

ÚLTIMAS