A “República de Matinhos” virou terreno fértil para discussão política. No calçadão de Caiobá, assessores de deputados e pré-candidatos ao Governo do Estado, além dos costumazes que não desgrudam do governador Ratinho Junior, estão antenados o dia todo para ver onde a “turma” está para um cochicho ou uma possível nota para blogueiros.
Com Ratinho Junior e Guto Silva enraizados na cidade, as especulações sobre nomes para a sucessão ao Palácio Iguaçu, não passam de especulações e todos são unânimes em afirmar que “o comandante da política e o dono dos votos é o governador Ratinho Junior e somente ele decidirá quem será o nome indicado para disputar os votos.
Quem está tirando proveito dessa “temporada” é o secretário das Cidades, Guto Silva, que tem, no bolso da bermuda, uma enorme lista de projetos para anunciar não apenas a cidades do litoral, mas em todo o Estado. Seu foco, no início da semana, foi a área de Segurança Pública.
Rafael Greca, andando pelo calçadão de Guaratuba tem chamado a atenção dos veranistas e turistas. Não está nenhum pouco preocupado com bronze, mas em apertar as mãos das pessoas com vistas, também, à sucessão estadual.
Alexandre Curi, que também está no litoral – pelo menos nos finais de semana – voltou a reafirmar sua pré-candidatura ao Palácio Iguaçu e que vai se despedir oficialmente do legislativo paranaense.


