HomeDESTAQUEExpectativas na decisão de Ratinho Junior de seu sucessor

Expectativas na decisão de Ratinho Junior de seu sucessor

A revista Veja publicou na edição deste domingo (22), um tema recorrente aqui neste jornal, quando colocamos a dificuldade que o governador Ratinho Junior (PSD) está tendo para se viabilizar nacionalmente como pré-candidato à Presidência da República e na sua sucessão ao Palácio Iguaçu.

Embora tenha o comemorar, já que, em sete anos como governador do Estado que é, hoje, o quarto PIB nacional, Ratinho Junior tem perto de 80% de aprovação dos paranaenses, segundo dados das últimas pesquisas de opinião pública, o que o credenciar a eleger seu sucessor.

A dificuldade, no momento, está justamente no nome em que apoiará para sucedê-lo. Ratinho Junior ainda não declarou este apoio oficialmente, mas determinou que o chefe da Casa Civil do Palácio Iguaçu, João Ortega, convocasse prefeitos e afirmasse que o escolhido é o secretário das Cidades, Guto Silva.

Mas o cenário no Estado ainda é de indefinição e pode comprometer, inclusive, o seu esforço presidencial, já que existem três nomes do PSD que estão em bolso do paletó para escolha: o próprio Guto Silva, o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Alexandre Curi e o ex-prefeito de Curitiba e secretário do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca. Os três não abrem mão da candidatura.

Alexandre Curi, se não for o nome escolhido, já mandou recado de que se filiará ao Republicanos e dará continuidade ao seu projeto que visa o Governo do Estado. Já Rafael Greca também está mantendo conversas com o Progressistas e poderá trocar de partido. Os dois podem lançar uma chapa própria.

Um outro risco para Ratinho Junior é a aproximação do candidato à Presidência da República, Flávio Bolsonaro que teria palanque do senador Sergio Moro (UB), candidato ao Palácio Iguaçu.

Ratinho Junior, que retorna de férias esta semana, deverá ter longas e longas conversas com seus aliados  para conter um racha no PSD e não deixar Moro inda mais confortável, já que lidera as pesquisas, seguido do pedetista Requião Filho.

MAIS LIDAS

ÚLTIMAS