Por Bernardo Bittencourt, especial Paraná Portal
Goiás e Athletico se enfrentam neste sábado, no estádio Hailé Pinheiro, em Goiânia, lutando por uma vaga na Série A do ano que vem. Quem perder se complica muito na briga pelo acesso; em caso de empate, os dois ainda se mantêm vivos na disputa.
O Athletico tem a melhor campanha do returno, com 28 pontos conquistados — são oito vitórias, três derrotas e três empates — muito por conta do seu principal centroavante, Viveros, autor de oito gols na competição em 17 partidas, além de uma assistência.
Atualmente na sétima colocação, com 53 pontos, o Furacão está a dois pontos do adversário deste sábado. Se vencer, o Athletico ultrapassa o time esmeraldino, mas ainda dependeria de resultados paralelos para entrar no G4 nesta rodada.
O mandante da partida, por sua vez, vem de vitória sobre outro adversário direto na briga pelo acesso: o Criciúma, por 2 a 1, no estádio Heriberto Hülse, em Criciúma. Atualmente no G4, o Goiás está a cinco pontos do líder Coritiba, mas precisa ficar atento ao retrovisor, já que o Novo Horizontino, quinto colocado, tem a mesma pontuação.
Um fato que preocupa o torcedor esmeraldino é o desempenho recente em casa. O Goiás não vence há três jogos como mandante — empatou no clássico contra o Atlético Goianiense, perdeu para o CRB e sofreu revés diante da Chapecoense, por 3 a 1.
Retrospecto do confronto
Ao todo, as equipes se enfrentaram cinco vezes na Série B, com três vitórias do Goiás, empate e um triunfo do Athletico.
Quando o confronto acontece em Goiânia, foram dois jogos, ambos com vitória do time esmeraldino.
No último encontro entre as equipes, deu Goiás na Arena da Baixada: 1 a 0, com gol de Anselmo Ramon após falha do goleiro Mycael, que decretou a derrota do Furacão.
Como vem o Goiás
O técnico Fábio Carille adotou o esquema com três zagueiros na vitória sobre o Criciúma na última rodada. No entanto, com a volta do lateral-direito William Lepo, recuperado de lesão, a tendência é o retorno ao sistema com linha de quatro defensores.
Com isso, Brayann ou Rafael Gava devem deixar o time titular. O Goiás não tem desfalques para o duelo contra o Athletico.
Entre os pendurados estão: Luiz Felipe, Marcão, Rodrigo Andrade e Moraes.
Provável escalação do Goiás:
Tadeu; William Lepo, Lucas Ribeiro, Luiz Felipe e Lucas Lovat; Gonzalo Freitas, Juninho e Rafael Gava (Brayann); Wellington, Anselmo Ramon e Jajá.
Técnico: Fábio Carille.
Como vem o Athletico
O Athletico terá o desfalque do centroavante Alan Kardec, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Já o meia Dudu sentiu um desconforto muscular no último jogo e nem viajou para Goiânia.
O técnico Odair Hellmann deve repetir o esquema tático da última partida, com Benavidez atuando ora como lateral, quando o time estiver no ataque, ora como terceiro zagueiro, quando estiver se defendendo. As novidades são as voltas de Zapelli e do centroavante Viveros, que retornam de suspensão.
O lateral-esquerdo Lucas Esquivel volta após um mês fora dos gramados, mas deve ser opção para o segundo tempo.
Provável escalação do Athletico:
Santos; Benavidez, Terans e Arthur Dias; Mendoza, Filipinho, Patrick e Zapelli; Léo Derick, Julimar e Viveros.
Técnico: Odair Hellmann.








