Por Bernardo Bittencourt (especial para o Paraná Portal)
Londrina e Ponte Preta fazem uma final inédita da Série C do Campeonato Brasileiro neste sábado (18), às 17h, no Estádio Vitorino Dias, em Londrina. Já garantidos na Série B de 2026, os clubes agora lutam pelo título inédito da competição nacional.
O Londrina conquistou a vaga na decisão ao terminar a segunda fase em primeiro lugar do Grupo B, com 10 pontos — três a mais que o vice-líder São Bernardo. A Ponte, por sua vez, liderou o Grupo C com 13 pontos e, por isso, terá o direito de decidir o título em casa, no jogo de volta. A Macaca busca o primeiro troféu nacional de sua história.
O retrospecto entre as equipes é equilibrado: em 20 confrontos, a Ponte leva ligeira vantagem com 9 vitórias, contra 8 do Londrina e 3 empates. Atuando em casa, o Tubarão soma 5 vitórias, enquanto os paulistas venceram 4 vezes, e houve apenas um empate.
Um dado curioso: os dois times não empatam desde 1996 — são 12 confrontos seguidos com um vencedor.
O Londrina chega à final com o melhor ataque da Série C, com 33 gols marcados. O destaque é o centroavante Iago Teles, artilheiro da equipe com 8 gols, seguido pela dupla da Ponte: Elvis (7) e Toró (6).
A Macaca, por outro lado, tem a segunda melhor defesa da competição, com apenas 19 gols sofridos — atrás apenas do Náutico, que levou 13.
O técnico Roger Silva terá apenas um desfalque confirmado: o zagueiro Manzoli, autor do gol que garantiu o acesso à Série B. O volante Alison é dúvida após sentir um desconforto muscular durante os treinamentos da semana.
Provável Londrina: Luiz Daniel; João Vitor, Wallace, Yago Lincoln e Maurício; Alisson (Zé Breno), Lucas Marques e Cristiano; Vitinho, Quirino e Iago Teles.
Técnico: Roger Silva.
Na Ponte Preta, o técnico Marcelo Fernandes deve repetir a escalação utilizada no Dérbi contra o Guarani. O atacante Jeh retorna de lesão, mas deve começar no banco de reservas.
O treinador também precisa lidar com quatro jogadores pendurados: o goleiro Diogo Silva, os volantes Rodrigo Souza e Luiz Felipe, e o meia Elvis. Caso recebam cartão amarelo, ficam fora do jogo de volta.
Provável Ponte Preta: Diogo Silva; Pacheco, Wanderson, Simon e Artur; Rodrigo Souza, Luiz Felipe e Elvis; Diego Tavares, Toró e Bruno Lopes.
Técnico: Marcelo Fernandes
A venda de ingressos para o primeiro jogo da final começou na última quinta-feira (16). Inicialmente, os bilhetes foram liberados apenas para os sócios-torcedores do Londrina. Atualmente, o clube conta com cerca de 3 mil sócios — a maioria já realizou o check-in e garantiu presença no VGD, que tem capacidade para 8 mil torcedores.
Os 554 ingressos destinados à torcida visitante se esgotaram em menos de uma hora. As vendas começaram às 8h, de forma online, pelo aplicativo Ponte ID e pelo site TC10. Os preços foram de R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia).
Para garantir a segurança da partida, a Polícia Militar e o Ministério Público determinaram que não será permitida a entrada de torcedores vestindo camisas ou acessórios de outros clubes — nacionais ou internacionais — que não sejam do Londrina ou da Ponte Preta.