HomeNegóciosAgronegócioOs 30 anos do Programa Educacional Agrinho

Os 30 anos do Programa Educacional Agrinho

Foram dois dias de atividades para marcar o encerramento da edição 2025 do Programa Agrinho, promovido pelo Sistema FAEP. Perto de 3,3 mil alunos, familiares e docentes participaram de uma programação especial na Ópera de Arame, teatro conhecido como um dos destinos turísticos mais importantes da capital paranaense. Posteriormente, todos almoçaram no tradicional restaurante Madalosso, credenciado como o maior das américas pelo Guinness Book.

“Esse é um ano muito especial, por conta da celebração dos 30 anos deste programa tão importante para a educação do Paraná. Esses eventos foram pensados para cada um dos estudantes e professores do Paraná, a quem agradecemos a participação do Agrinho”, destacou o presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette.

Na Ópera de Arame, o grupo assistiu a um show que uniu teatro, dança, acrobacia e magia em uma experiência visual e sensorial de mágica com o ilusionista Maicon Clenk, um dos profissionais de maior público do Brasil, com mais de 20 milhões de espectadores. Em meio ao público estavam Ana Regina Ávila e o filho Leonam, ambos de Rosário do Ivaí, município na região Norte Central do Paraná. Nem mesmo os 300 quilômetros de distância de Curitiba, o que exigiu horas de viagem, tirou a animação dos dois.

“Essa é a nossa primeira vez em Curitiba. Estamos muito animados. A experiência de viver o Agrinho é incrível”, destacou Leonam, que conquistou o primeiro lugar na categoria Programação no Concurso Agrinho. “Foi a primeira vez que ele participou e venceu. Ele está muito feliz e eu agradecida ao Sistema FAEP por proporcional essa experiência ao meu filho, que é autista”, complementou a mãe do garoto. Leonam já está selecionado pelo Programa Ganhando o Mundo, do governo estadual, para o intercâmbio de cinco meses do Canadá, em 2026.

As colegas Laura Sophia Ibsen e Maria Eduarda Sviercowski, do Colégio Agrícola do município Castro, nos Campos Gerais, não tinham ideia do que encontrariam na capital paranaense durante o final de semana do Programa Agrinho. Participando pela primeira vez da iniciativa, as duas adolescentes de 15 anos ficaram entre os vencedores na Categoria Agrorobótica, que premia projetos tecnológicos que tenham impacto prático na comunidade. No caso das estudantes, a ideia vencedora foi uma estufa automatizada, controlada via celular. “Não imaginava que seria assim tão divertido”, confidenciou Laura, ao assistir a um show de ilusionismo na Opera de Arame.

A expectativa era tanta no ônibus que trazia os participantes de São Miguel do Iguaçu, que a professora Andreia Marcelino Dietrich contou que muitos sequer dormiram durante a viagem. “Tem criança que não conhece tudo mesmo na cidade dela. Imagine vir para Curitiba em um evento como esse. É algo muito importante na vida delas”, confidencia. A docente sempre veio à cerimônia de encerramento como convidada, mas nesse ano acompanha um aluno do segundo ano do ensino fundamental. “Eu já imaginava uma festa grandiosa, visto que são 30 anos do Agrinho”, revela.

A experiência com o Agrinho ao longo do ano impactou os alunos do 8º ano do ensino fundamental, Ryan Salin e Kaique da Silva, que vieram de Japira a Curitiba para a festividade de encerramento do programa. Eles ficaram entre os vencedores da Categoria Robótica, trabalhando em uma maquete que demonstrava a relação de cooperação e interdependência entre o campo e a cidade. “Um precisa do outro para existir”, conta Ryan. Depois desta experiência com o programa, eles já fazem planos para o futuro. “Eu quero inventar coisas para ajudar o campo”, diz Kaique. “Eu quero trabalhar em uma fazenda, com animais, plantação”, revela Ryan.

Evento de Premiação

O encerramento da 30ª edição do Programa Agrinho, promovido pelo Sistema FAEP, acontece nesta segunda-feira (20), quando mais de 4 mil pessoas vão participar do evento no Centro de Convenções Expotrade, em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), incluindo estudantes, familiares, professores, diretores, autoridades e representantes da comunidade escolar. (Assessoria de Comunicação da Faep).

MAIS LIDAS

ÚLTIMAS