O papa Leão XIV criou uma nova diocese no Brasil. O ato, assinado nesta quinta-feira, 1, constitui a diocese de Baturité, no Ceará. O pontífice designou o bispo franciscano capuchinho dom Luís Gonzaga Silva Pepeu para dirigir a nova divisão territorial e administrativa da Igreja, a primeira diocese criada no Ceará desde 1971. “Acolho a missão com disponibilidade, alegria e espírito de serviço”, disse dom Pepeu.
Desmembrada da arquidiocese de Fortaleza, a diocese de Baturité é formada por 14 municípios que somam quase 300 mil habitantes, segundo o IBGE. São eles: Acarape, Aracoiaba, Aratuba, Barreira, Baturité, Canindé, Caridade, Guaramiranga, Mulungu, Pacoti, Ocara, Palmácia, Paramoti e Redenção. No total, são 21 paróquias e uma área pastoral de mais de 7 mil quilômetros quadrados, a oeste da capital cearense.
Inicialmente, a diocese contará com o serviço pastoral de 28 sacerdotes diocesanos, outros 11 padres, um diácono permanente, seis seminaristas, 10 religiosos leigos e 31 religiosas. (O Estadão).


