A Votorantim Cimentos, empresa de materiais de construção e soluções sustentáveis, apresentará o Pavimento Urbano de Concreto (PUC) como uma solução para ruas de loteamentos, condomínios, vias urbanas e industriais no 66º Congresso Brasileiro do Concreto. O Congresso, realizado pelo IBRACON (Instituto Brasileiro do Concreto), acontece de 28 a 31 de outubro, no Viasoft Experience, em Curitiba (PR).
Além de estar presente com um estande no evento, a Votorantim Cimentos realiza o painel “Pavimento Urbano de Concreto – uma solução de Norte a Sul”, que acontece no dia 29 (quarta-feira), das 10h30 às 11h30, com entrada gratuita. O painel faz parte da programação do “Seminário de Novas Tecnologias” que contará com a apresentação da engenheira civil Diana Nascimento Lins, coordenadora de marketing para os Segmentos de Indústria e Infraestrutura da Votorantim Cimentos, e dos engenheiros Álvaro Sergio Barbosa Júnior e Eduardo Guida Tartuce, especialistas em PUC.
Ao contrário de outros países, como Estados Unidos, Chile, Colômbia e Argentina, por exemplo, o Brasil ainda utiliza um baixo percentual de pavimentos de concreto em suas ruas e rodovias. As cidades de Brasília (DF) e Curitiba (PR), além de municípios das regiões de fronteira no Rio Grande do Sul, destacam-se pelo maior uso do PUC em suas vias urbanas. Mesmo assim, Curitiba possui apenas 2,82% de concreto em toda a sua malha viária, que é de 4.830 quilômetros. De acordo com a Secretaria de Obras Públicas de Curitiba, a cidade está ganhando mais 90 quilômetros de pavimento rígido de concreto, dentro dos programas de obras no sistema viário do Inter 2 e corredor Leste-Oeste, que se somarão aos 46 quilômetros de PUC já existentes.
Há dez anos, a Votorantim Cimentos atua no desenvolvimento do mercado brasileiro para o uso do concreto na pavimentação. Além de auxiliar no crescimento e profissionalização da cadeia formada por projetistas, executores e fornecedores de concreto, a empresa tem sensibilizado incorporadoras, empresas de loteamento e construtoras sobre as vantagens do PUC. Interessados em conhecer a solução podem solicitar gratuitamente um estudo de viabilidade do seu projeto para avaliar a competitividade do uso do PUC. Para isso, basta acessar o site Pavimento de Concreto ou o perfil no Linkedin do Pavimento de Concreto.
Vantagens do pavimento rígido – São inúmeras as vantagens do PUC em relação ao pavimento flexível. Em termos de custo-benefício, considerando a vida útil do pavimento e os custos de manutenção, o PUC custa a metade que o pavimento flexível. O PUC pode reduzir em até 60% os gastos da iluminação da via com energia elétrica por ter uma tonalidade mais clara que o asfalto.
Em termos de durabilidade, por projeto, o pavimento de concreto tem vida útil de 20 anos, duas vezes maior que a do asfalto. Além disso, exige menos gastos com manutenção e operações tapa-buracos.
O PUC também oferece mais conforto e segurança para os usuários das vias urbanas. Por garantir maior aderência dos pneus ao pavimento, reduz a distância de frenagem, além de também reduzir a promoção da aquaplanagem. Por ser um pavimento mais claro, aumenta em até 30% a reflexão de luz, melhorando a visibilidade noturna, e traz maior conforto térmico, pois reduz em até 5 graus Celsius a temperatura ambiente.