HomeDESTAQUEPT: Cabo de guerra entre Arilson e Zeca Dirceu

PT: Cabo de guerra entre Arilson e Zeca Dirceu

Se o PT não sair rachado deste embate eleitoral pela presidência no Paraná entre os deputados Arilson Chiorato (estadual) e Zeca Dirceu (federal) ele sai fortalecido para reduzir o distanciamento da direita de Ratinho Junior contra a esquerda de Lula no Estado.

Existe um desencontro de informações protagonizado pelas equipes dos dois lados, o que nos impede de publicar o resultado final do pleito que teve, de um lado, a ministra Gleisi Hoffmann, participando ativamente da eleição de Arilson e José Dirceu, do filho Zeca. Eleição ocorreu dentro da normalidade.

A votação aconteceu em 275 municípios.

NOTA DO COE SOBRE A APURAÇÃO NO PARANÁ

A eleição no Paraná está acontecendo dentro da normalidade. A apuração teve início a partir das 18h00, conforme decisão do COE que conta com integrantes de todas as chapas e candidaturas estaduais.

1) A totalização segue o ritmo de uma apuração que é feita de maneira manual, com o recebimento de informações por e-mail ou Whatsapp e com o envio de  atas com extrato de urna como foto ou print. É um trabalho minucioso em que é checada as normas aprovadas nacionalmente pela COE Nacional para que os votos sejam validados. Nesse sentido, a divulgação da primeira parcial só foi feita quando havia um número mínimo de urnas apuradas: 9%.

2) A apuração não foi suspensa em nenhum momento. Ela seguiu com o seu processo meticuloso sendo, mais uma vez, acompanhado pelos representantes de chapa que compareceram ao local de apuração na sede estadual. Em meio a esse processo, uma das chapas começou deliberadamente a vazar boca de urna para a militância e imprensa, querendo passar a impressão que eram os resultados oficiais. A apuração tem seguido o ritmo de tabulação de dados sem escolher município, conforme podem constatar os fiscais e representantes.

3) Após mais de seis horas de apuração, a contagem foi interrompida com uma decisão unitária do COE e na presença dos fiscais das chapas e candidaturas. A informação com a divulgação da retomada da apuração era às 08h00. Houve um novo atraso devido a demora de chegada de um funcionário apurador que, como dá pra se prever, deixou as dependências da sede estadual à 01h00. A pressa de algumas candidaturas não pode passar por cima de direitos trabalhistas.

– As listas não haviam sido encaminhadas justamente porque, conforme solicitação de uma candidatura, a celeridade no recebimento das atas, na conferência das normas, na apuração e divulgação são prioridades desta fase

– Os resultados dos municípios estão sendo atestados pelos fiscais das chapas, sem questionamentos sobre a lisura do processo.

– As candidaturas têm total liberdade e acesso para acompanhar presencialmente a apuração.

– O PT Paraná tem reforçado comunicados sobre o prazo limite para o envio das listas, bem como os canais para que isso ocorra.

COE PARANÁ

Logo daremos o resultado final.

MAIS LIDAS

ÚLTIMAS