O Governo do Estado vai investir mais na segurança pública das cidades com a guarda municipal. Nesta quarta-feira (10), o governador Ratinho Junior disse que vai pedir autorização para poder fazer investimentos em viaturas, armamento, colete à prova de bala, bem como na estruturação e no treinamento das guardas municipais, justamente para fortalecê-la.
A lei atual não permite investimentos diretos do governo estadual nessas corporações municipais. Para resolver o impasse, a ideia do governo é enviar uma proposta à Assembleia Legislativa para alterar essa legislação.
De acordo com o governador, o Paraná deu nesta quarta-feira (10) um importante passo para aprimorar o trabalho conjunto entre as polícias estaduais e as guardas municipais (GMs). Elas incluem padronização de ações e treinamento, a unificação do uso de sistemas e até mesmo uma proposta de mudança na legislação. “Hoje o Paraná tem o menor índice de criminalidade dos últimos 20 anos. Estamos avançando em levar proteção para as famílias do Paraná e a Guarda Municipal é uma peça importante nessa engrenagem da segurança pública. Cerca de 40 cidades têm uma guarda formada, que fazem um trabalho importante na segurança pública local”, declarou o governador, destacando esse esforço de ampliação da parceria com as guardas municipais. (Com AEN).


