Por Bernardo Bittencourt (supervisão da redação)
Coritiba e Athletico começam a disputar uma vaga nas semifinais da Taça Paraná neste sábado (23), no Couto Pereira, às 15h30. As duas equipes decidem quem avançará à próxima fase em dois jogos, de ida e volta.
O Coritiba chegou às quartas após empatar com o Foz por 1 a 1, no Couto Pereira. O Alviverde terminou a primeira fase da competição invicto, com quatro empates, e se classificou em terceiro lugar no grupo B.
O Athletico chegou às quartas de final mesmo com a derrota para o Nacional, em Rolândia, graças ao bom desempenho nas outras rodadas. O Furacão teve apenas uma derrota na primeira fase e terminou em segundo lugar do seu grupo, com cinco pontos, o que lhe garante o direito de decidir em casa.
A dupla Athletiba vem disputando a competição com suas equipes de base (sub-20), já que os elencos principais estão envolvidos na disputa da Série B do Campeonato Brasileiro no mesmo período.
O Athletico tem a melhor defesa da competição, junto com o Cascavel, com apenas três gols sofridos em cinco jogos até o momento. O destaque é o zagueiro Fábio Lucas, eleito melhor em campo duas vezes. No ataque, quem se sobressai é Renan Viana, com duas assistências.
Um provável Athletico tem: Guilherme; Vitinho, Fábio Lucas, Abraão e Riquelme; Claudinho, Guilherme Back, Lucas Marezi, Renan Viana, Lima e Felipe Chiquetti.
Técnico: João Correia.
Já o Coritiba teve como destaque na primeira fase o meia Ruan Assis, um dos principais nomes da base alviverde.
Um provável Coritiba tem: Brunassi; Felipe Guimarães, Guilherme Aquino, Matías Fracchia e João Almeida; Vitor Tissi, Ruan Assis, Lucas Nunes, Thiago Azaf, Matheus Dias e Daniel Grauber.
Técnico: PC de Oliveira.
Vale lembrar que o Athletico só terminou na segunda posição do seu grupo porque o Cascavel escalou um jogador irregular e perdeu pontos por decisão do STJD.
Quem avançar às semifinais enfrentará Nacional ou Azuriz. No jogo de ida, o Azuriz venceu o Nacional por 2 a 1, em Rolândia, e precisará apenas de um empate simples para garantir a vaga.
A Taça Paraná dará ao campeão uma vaga na Copa do Brasil do próximo ano ou na Copa Sul-Sudeste — nova competição da CBF que começará em 2026.