Com o Verão Maior Paraná, o Governo do Estado deu um grande salto na infraestrutura do litoral paranaense com a expectativa, também, de um período de intensa movimentação turística no Estado.
Esta megaestrutura foi planejada para atender tanto moradores das cidades e balneários, quanto turistas, integrando ações que vão além do entretenimento, priorizando também serviços essenciais e qualidade de vida.
Há décadas o litoral paranaense não recebia intervenções do governo como agora. Com o pacote de obras, o Governo do Estado resgata uma dívida e destaca a importância representatividade das cidades do litoral, bem como das ilhas.
De acordo com o Governo do Estado, a programação do Verão Maior Paraná é feita para as famílias. Trata-se da maior edição de todos os tempos. Serão meses de diversão e de muito trabalho para garantir a tranquilidade de turistas e moradores.
Neste verão, foram deslocados mais de 2.500 profissionais das forças de segurança que atuam de forma integrada, garantindo tranquilidade nos eventos, praias, áreas urbanas e rodovias. O efetivo envolve Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Científica e outras forças de apoio.
As forças de segurança estão equipadas com câmeras com Inteligência Artificial. A tecnologia permite identificar características específicas de pessoas e veículos, acompanhar deslocamentos, cruzar dados de diferentes pontos e emitir alertas automáticos às equipes de segurança, aumentando a capacidade de prevenção e resposta rápida a ocorrências.
Outro detalhe importante, segundo o Governo do Estado, é a orientação ao turista e o morador. O Verão Maior Paraná é fruto de um planejamento de oito meses e a expectativa é de receber mais de 2 milhões de pessoas.
O governo estender toda essa estrutura de segurança e apoio até o carnaval com 52 shows também de artistas paranaenses nos palcos Sunset e 30 eventos esportivos de grande esporte, inclusive o BT400 de Beach Tennis, com mais de 200 atletas de fora do Brasil.
As atividades esportivas e de lazer que começaram no dia 28 de dezembro, seguem até 1º de fevereiro nos postos fixos do Verão Maior Paraná. Ao todo, são dez espaços permanentes distribuídos em praias e balneários do Litoral e também na região Noroeste, funcionando diariamente como pontos de convivência, prática esportiva e recreação.
Os espaços contam com infraestrutura para aulas coletivas, atividades funcionais, recreação infantil, torneios, gincanas e empréstimo gratuito de materiais esportivos. Modalidades como vôlei de praia, beach tennis, futebol de areia e teqball fazem parte da programação, além de estruturas como muro de escalada e tirolesa.
programação se estende até março, com competições como a Copa Litoral de Beach Tennis. No total, serão mais de 100 atividades voltadas a atletas, famílias, turistas e moradores de todas as idades.
Para o Governo do Estado, a programação cultural é um dos destaques do Verão Maior Paraná. Entre janeiro e fevereiro, palcos especiais montados em Matinhos e Pontal do Paraná receberão 39 shows gratuitos de artistas nacionais e internacionais. As apresentações acontecem principalmente às sextas, sábados e domingos, com a novidade de alguns espetáculos também às quintas-feiras.
Entre as atrações estão Alok, Ana Castela, Belo, Zé Neto e Cristiano, Luan Pereira, Atitude 67, Roupa Nova, Paralamas do Sucesso, Jeito Moleque, Raça Negra, Hugo & Guilherme, Zezé di Camargo & Luciano, Gusttavo Lima, entre outros. As bandas internacionais são Gipsy Kings by Andre Reyes, da França, e Inner Circle, da Jamaica.
O Verão Maior Paraná também valoriza a produção local. Entre os dias 2 e 31 de janeiro, os Palcos Sunset, instalados em praias do Litoral e em municípios do Noroeste, vão receber 52 apresentações de artistas paranaenses, ampliando o acesso à cultura e fortalecendo a cena musical do Estado.
A área da saúde terá um reforço significativo ao longo do Verão Maior Paraná. O Governo do Estado destinou quase R$ 15 milhões para garantir atendimento ágil e eficiente nos municípios com maior fluxo de pessoas. Os recursos serão utilizados para ampliar estruturas, custear serviços, contratar profissionais e fortalecer atendimentos de urgência e emergência.
Parte do investimento é voltada à disponibilização de ambulâncias de suporte avançado e à instalação de unidades de apoio à saúde, com consultórios médicos e espaços para hidratação em pontos estratégicos do Litoral. As ações incluem ainda equipes médicas de plantão e transporte aeromédico, assegurando rapidez no atendimento de casos mais complexos.
Outra mudança importante é a centralização da regulação do Samu Litoral em Curitiba, estratégia que reduz etapas no atendimento e agiliza o encaminhamento de pacientes, especialmente em situações que exigem transferência hospitalar para a Capital.
O Verão Maior Paraná implantou um projeto-piloto de compostagem na Ilha do Mel, com uma máquina capaz de processar grandes volumes de resíduos orgânicos, contribuindo para a redução do lixo destinado a aterros.
O Simepar instalou cinco painéis em diferentes pontos do Litoral. Os dispositivos vão fornecer informações meteorológicas atualizadas por radares e satélites. Além disso, caso exista a necessidade, o Simepar criou um sistema específico que emite alertas para Defesa Civil que, por sua vez, faz alertas à população.


