O comércio paranaense acumula alta de 3% de janeiro a maio, de acordo com dados da Pesquisa Mensal do Comércio, divulgada nesta terça (8) pelo IBGE. O resultado é praticamente o triplo da média nacional para o período, de 1,1%.
Os números se referem ao volume de vendas do comércio varejista ampliado, que inclui todos os segmentos do varejo, acrescidos da construção civil, do setor de automóveis e do atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo.
No recorte dos últimos 12 meses, considerando o crescimento entre junho de 2024 e maio de 2025, o comércio paranaense registra alta de 4,6%.
Crescimento nas vendas no Paraná
O levantamento também aponta que como reflexo do crescimento nas vendas, a receita nominal dos comerciantes também está em alta. No acumulado do ano, o aumento na receita foi de 7,5%.
Segundo o IBGE, a alta foi puxada, principalmente, pelo segmento de vendas de móveis e eletrodomésticos, que teve alta de 10,5%, e pelo setor de tecidos, vestuário e calçados, que registrou aumento de 10,3% entre janeiro e maio.
Também tiveram crescimento as vendas de veículos, motocicletas, partes e peças (7,3%), materiais de construção (6,5%), combustíveis e lubrificantes (3%) e hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (2,3%).
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.