Aposentados e pensionistas do INSS – Instituto Nacional do Seguro Social – que foram vítimas de descontos ilegais começam a ser ressarcidos nesta quinta-feira (24). Segundo o governo, a adesão foi feita por mais de um milhão de beneficiários em todo o país.
No Paraná, mais de 17 mil beneficiários aderiram ao acordo proposto pelo Governo Federal para ressarcimento, e começam a receber a partir de hoje.
O primeiro lote de pagamentos vai beneficiar 400 mil pessoas. A partir daí, as transferências acontecerão em dias úteis, com lotes diários de 100 mil beneficiários. A ordem vai seguir a sequência de adesão ao acordo.
O pagamento dos valores será feito de forma integral, corrigido pelo IPCA, diretamente na conta onde o aposentado ou pensionista recebe o benefício.
É importante lembrar que quem fez a adesão da devolução concorda em receber o dinheiro por meio administrativo e renuncia ao direito de processar o INSS futuramente pela fraude. De acordo com o governo, o prazo para contestação de descontos indevidos vai até 14 de novembro de 2025 e a adesão continuará disponível após essa data.
*com BandNews Curitiba.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.