Neste dia 30 de outubro, em que se comemora o Dia da Merendeira Escolar, a Risotolândia destaca o protagonismo desses profissionais que, com as mãos, alimentam o corpo e o coração de gerações.
Mais do que preparar refeições, as merendeiras contribuem na educação dos alunos. Elas convivem diariamente com observam de perto suas preferências e comportamentos alimentares, ajudam na formação de hábitos saudáveis e contribuem para o bem-estar dentro das escolas. Em muitos casos, são o rosto mais acolhedor que uma criança encontra ao chegar na escola, alguém que serve, escuta, orienta e acolhe com o mesmo carinho de casa.
No Grupo Risotolândia, os atendentes e cozinheiros escolares são verdadeiros protagonistas nas operações de alimentação escolar. A companhia, que conta com cerca de 4.600 colaboradores nos sete estados em que atua, emprega 2.092 profissionais dedicados à produção e ao atendimento nas escolas públicas do Paraná e de Santa Catarina, por meio da marca Risotolândia Serviços Inteligentes de Alimentação.
Desse total, 1064 profissionais atuam em 483 unidades escolares nas cidades de Curitiba, São José dos Pinhais, Fazenda Rio Grande e Paranaguá, atendendo, em média, 255,5 mil alunos todos os dias.
Da cozinha à liderança
Por trás dos uniformes brancos, das panelas e pratos, há histórias de transformação e superação. Muitas das merendeiras começaram como auxiliares e, com o tempo, cresceram dentro da empresa. São trajetórias que revelam o impacto social da Risotolândia ao oferecer empregabilidade, capacitação e oportunidade de ascensão profissional.
Ana Paula Dias trabalha na Escola Municipal Ko Yamawaki, em Curitiba, onde prepara refeições para cerca de 370 crianças, sendo 170 delas em período integral. Há 15 anos na Risotolândia, ela fez todos os cursos de gastronomia oferecidos pela empresa, buscando sempre se aperfeiçoar e oferecer o melhor atendimento aos alunos. “Eu amo o que faço. Já são 15 anos na empresa e cada dia é ainda mais especial. As crianças são muito importantes para mim”, conta. O carinho e a dedicação à profissão também despertaram o desejo de seguir estudando. “Quero fazer faculdade de Nutrição para continuar a fazer o que amo e me aperfeiçoar ainda mais.” Para Ana Paula, o papel da merendeira vai muito além da cozinha. “Tem crianças que vêm para a escola só por causa do lanche, e quando veem a gente, o rosto delas muda. Elas enxergam em nós uma figura de carinho, alguém que gostariam de ter na família”, finaliza a merendeira.
A Risotolândia acredita que o principal ingrediente para uma alimentação de qualidade está nas pessoas. Por isso, investe constantemente em formação e valorização dos seus colaboradores. Além da extensa lista de benefícios oferecidos na contratação, a empresa conta com UCR (Universidade Corporativa Risotolândia) que oferta cursos gratuitos de qualificação para toda a equipe e tem uma Escola de Gastronomia que estimula a criatividade e o aprimoramento técnico das equipes, fortalecendo o compromisso com a qualidade e a segurança dos alimentos servidos diariamente nas unidades atendidas.
“Nossas merendeiras são agentes de transformação dentro das escolas. Celebrar o dia delas é reconhecer o impacto que a profissão tem na formação das crianças, na promoção de hábitos saudáveis e no fortalecimento da comunidade escolar. Investir nelas é investir em um futuro mais humano e acolhedor”, afirma Kamille Fraga Dantas, diretora de Gente & Gestão do Grupo Risotolândia.


