
Paraná registra 12,3% de inadimplência, menor resultado em 15 anos
Também houve queda no número de famílias endividadas no Estado, com índice de 88% em janeiro, acima da média nacional.
O Paraná fechou janeiro com o menor índice de inadimplentes dos últimos 15 anos. No estado, 12,3% das famílias disseram estar com as contas em atraso no mês passado. Em dezembro, o índice era de 13,1%. A queda coloca o Paraná na penúltima colocação no ranking nacional de inadimplência, atrás somente da Paraíba.
Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência, elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNJ) em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR).
O estudo aponta ainda que houve queda no número de famílias endividadas, passando de 88,6% em dezembro para 88% em janeiro. O percentual é o menor para o mês dos últimos oito anos. Em janeiro de 2024, o índice chegava a 91,1%.
De acordo com o Ipardes, a queda no endividamento sugere que os consumidores conseguiram se planejar melhor para as compras de fim de ano, com o uso mais consciente do 13º salário e evitando comprometer excessivamente o orçamento familiar.
O número de famílias sem condições de quitar as dívidas também atingiu menor índice histórico, com percentual de 3%. A média nacional foi de 12,7% no período. Segundo a pesquisa, a redução do endividamento ocorreu em todas as faixas de renda analisadas.
Entre as famílias que ganham mais de 10 salários mínimos, a parcela de endividados correspondeu a 85,1%. Entre as famílias com renda inferior a esse patamar, o índice foi de 88,6%. As principais dívidas dos paranaenses são cartão de crédito (92,1%), seguido de financiamento imobiliário (5,3%) e de veículos (5,3%).
Em janeiro, a média de endividados no Brasil foi de 76,1. O índice de famílias com contas em atraso ficou em 29,1%.
*com informações da BandNews Curitiba.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.