HomeDESTAQUEParaná registra queda no preço dos alimentos

Paraná registra queda no preço dos alimentos

O Paraná teve em agosto o terceiro mês seguido de queda nos preços de alimentos e bebidas, de acordo com o levantamento IPR – Alimentos e Bebidas, elaborado pelo Ipardes. O indicador recuou 0,58% no mês anterior, reduzindo a variação acumulada em 2025 para 1,85%.

A redução foi puxada principalmente por hortifrutis, favorecidos pela boa produtividade e maior oferta no mercado. Tubérculos, raízes e legumes recuaram 8,11%, enquanto ovos (-3,49%), sal e condimentos (-3,01%) e cereais (-2,43%) também registraram quedas. Entre os 91 produtos pesquisados, 54 ficaram mais baratos.

“O impacto em mais de metade dos produtos pesquisados mostra que a redução de preços foi generalizada no Estado”, destaca o Ipardes.

A manga foi o produto com maior queda, com -18,26%, seguida pelo tomate (-15,63%), cebola (-14,26%), brócolis (-9,25%) e a abobrinha (-8,49%). Outros itens como batata-doce, cenoura, repolho e alface também reforçaram a tendência de preços menores.

Apesar de aumentos pontuais em carnes, o cenário geral indica inflação de alimentos controlada no Estado, ainda conforme o levantamento.

O lPR – Alimentos e Bebidas apontou queda em oito dos nove municípios avaliados, com destaque para Ponta Grossa (-0,93%), Curitiba (-0,91%) e Pato Branco (-0,76%). Apenas Foz do Iguaçu registrou alta (0,13%).

Entre os produtos, a batata-inglesa caiu até 55,93% em Curitiba e a cebola recuou 51,18% em Guarapuava.

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

MAIS LIDAS

ÚLTIMAS