O Paraná recebeu 627 mil turistas estrangeiros entre janeiro e junho de 2025, um aumento de 23,7% em relação ao mesmo período do ano anterior. Foz do Iguaçu, que abriga as Cataratas do Iguaçu, foi a principal porta de entrada dos visitantes.
Os dados são da Secretaria do Turismo do Paraná (Setu), com base em informações da Embratur e da Polícia Federal.
Os vizinhos Paraguai e Argentina lideram o envio de visitantes, com 250 mil e 234 mil turistas, respectivamente – juntos, eles representam mais de 76% do total de visitantes de fora do país. Estados Unidos, Chile e Reino Unido também aparecem com participações relevantes.
No Brasil foram registradas 5,3 milhões de chegadas internacionais entre os meses de janeiro e junho, alta de 48,2% em comparação com o mesmo período de 2024.
O secretário estadual de Turismo, Leonaldo Paranhos, atribui o crescimento a ações integradas de promoção e parcerias estratégicas. Segundo ele, o aumento impacta diretamente o comércio e o emprego regional.
“Estamos atentos às demandas do setor para garantir a continuidade deste desenvolvimento. Nosso objetivo é garantir que o turismo seja cada vez mais um vetor do desenvolvimento social e econômico dos paranaenses, apoiando empresários, fortalecendo rotas e investindo em qualificação”, destaca.
Representantes do setor de bares, restaurantes e entretenimento também apontam reflexos positivos na economia paranaense. Luciano Bartolomeu, da Abrasel-PR, destaca o aumento no movimento de estabelecimentos em regiões turísticas.
“Observamos um crescimento significativo no movimento de bares e restaurantes, especialmente nas regiões turísticas e nos polos gastronômicos. Esse cenário reforça a importância de investir na divulgação do inverno paranaense e em todo o potencial turístico do Estado, que tem sido muito elogiado por quem nos visita”, afirmou.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.