
Parques do Paraná registram aumento no número de visitantes
As unidades de conservação receberam perto de 215 mil pessoas nos primeiros três meses do ano.
Os parques estaduais do Paraná administrados pelo Instituto Água e Terra (IAT) registraram aumento no número de visitantes no primeiro trimestre deste ano. Foram 214.493 visitas nos três primeiros meses, 4,72% a mais do que no mesmo período de 2024, quando as Unidades de Conservação (UCs) receberam 204.825 pessoas.
O resultado foi puxado especialmente pelo Parque Estadual da Serra da Baitaca, entre Piraquara e Quatro Barras, na Região Metropolitana de Curitiba, que quebrou o próprio recorde: 25.411 turistas nos primeiros três meses do ano, aumento 20,7% em relação a 2024 – somente em março 12.707 pessoas visitaram a UC, conhecida por pontos turísticos emblemáticos como os morros Pão de Loth (Ló), Anhangava e o Caminho do Itupava.
Outros destaques foram a Ilha do Mel, em Paranaguá, no Litoral, que cresceu 14% (de 94.351 para 107.552 turistas); o Guartelá, em Tibagi, nos Campos Gerais, com incremento de 12% (de 6.855 para 7.676); e o Monumento Natural Salto São João, em Prudentópolis, no Centro-Sul do Paraná, que passou de 4.832 visitantes para 5.326 (10,2%).
O secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca, comemorou os bons resultados.
“A ideia do turismo, de observação da natureza, de observação de pássaros, de contato com o meio ambiente, é uma ideia a favor da vida e também de geração da consciência ecológica. Todas as nossas unidades de conservação podem e devem ser espaços de educação ambiental”, afirma.
Para o diretor de Patrimônio Natural do IAT, Rafael Andreguetto, as pessoas estão buscando mais qualidade de vida, e os parques oferecem além da contemplação da natureza, a possibilidade de praticar exercícios.
“As pessoas estão buscando outras atividades que não só a contemplação da paisagem, estar junto à natureza e praticando atividades físicas, que são o que essa unidades de conservação oferecem”, destaca.
O estudo, chamado de visitômetro, foi divulgado neste mês e revelou ainda que, entre os parques nacionais, o Iguaçu, em Foz do Iguaçu, na região Oeste, terminou 2023 como o segundo com mais turistas (1.800.225 pessoas), atrás apenas da Tijuca, no Rio de Janeiro, com 4.464.257.
*com BandNews Curitiba.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.