O Coritiba precisa de uma combinação de resultados para garantir o acesso antecipado nesta rodada. O time precisa vencer o Paysandu no Curuzu, neste domingo (9), às 20h30, e torcer para que o Criciúma não vença o Atlético-GO (em Criciúma) ou o Athletico-PR não derrote o Volta Redonda (em Curitiba).
O Coritiba é o líder da competição, com 61 pontos conquistados — cinco a mais que o quinto colocado, o Athletico, primeiro time fora do G4. O time alviverde tem a melhor defesa da Série B, com apenas 21 gols sofridos, mas apresenta fragilidades no ataque, com média de apenas um gol por jogo — a quarta pior entre todos os times da competição.
Apesar disso, o torcedor coxa-branca não demonstra grande preocupação, já que, mesmo com um ataque pouco efetivo, o time segue na liderança.
á o Paysandu é o primeiro rebaixado da Série B deste ano. A equipe paraense somou apenas 27 pontos até o momento e cumprirá tabela nas três rodadas finais do campeonato.
Com o rebaixamento confirmado, a diretoria do Papão demitiu o técnico Márcio Fernandes e colocou o treinador do sub-20, Ignacio Neto, para comandar o time nas últimas partidas. Além disso, a equipe será formada majoritariamente por jogadores jovens, visando a reformulação para a Série C de 2026.
Retrospecto do confronto
As equipes já se enfrentaram 23 vezes na história. O Coritiba leva vantagem, com 11 vitórias, contra cinco do Paysandu e sete empates.
Pela Série B, o equilíbrio é maior, mas o time paranaense ainda leva vantagem: são três vitórias do Coritiba, duas do Paysandu e dois empates.
No último confronto entre as equipes, quem levou a melhor foi o Paysandu, vencendo por 5 a 2. Os gols do Papão foram marcados por Maurício Garcez (duas vezes), Diego Oliveira e Marlon Douglas. O meia Josué descontou duas vezes para o Coritiba.
Como vem o Paysandu
O Papão chega para o duelo com alguns desfalques importantes. Edilson está suspenso, enquanto Thalisson não pode atuar por conta de uma cláusula contratual com o Coritiba.
Além disso, o lateral Brayan Borges, o centroavante Diogo Oliveira e o atacante Peterson são dúvidas por lesão.
Os volantes Leandro Vilela e Matheus Vargas estão fora da temporada, em recuperação no departamento médico.
Um provável Paysandu tem:
Matheus Nogueira; Ramon Vinícius, Lucca Carvalho, Maurício Antônio e Reverson; Pedro Henrique, Anderson Leite e Kauã Hinkel; Wendel Júnior, Garcez e Marlon Douglas.
Técnico: Ignacio Neto.
Como vem o Coritiba
O Coritiba chega ao duelo decisivo em busca do acesso, mas com um desfalque importante: o atacante Lucas Ronier recebeu o terceiro cartão amarelo e está suspenso. Clayson deve ser o substituto.
Já o atacante Rodrigo Rodrigues sofreu uma lesão no ligamento cruzado anterior e está fora da temporada.
O técnico Mozart tem enfrentado dificuldades para repetir a escalação — há cerca de quatro meses o treinador não consegue repetir o time titular. A última vez foi na vitória por 1 a 0 sobre o Athletico, na Arena da Baixada, repetindo a escalação usada na rodada anterior, contra o Cuiabá (2 a 0):
Para esta partida, Sebastián Gómez, Delatorre e Maicon retornam ao time titular.
Um provável Coritiba tem:
Pedro Morisco; Alex Silva, Maicon, Jacy e Bruno Melo; Walisson, Sebastián Gómez e Josué; Clayson, Iuri Castilho e Gustavo Coutinho.
Técnico: Mozart.
Por Bernardo Bittencourt, especial para o Paraná Portal




