O Paraná será destaque no 41º Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica, que começa nesta quarta-feira (20) no Rio de Janeiro. A competição marca a primeira edição do torneio realizada na América do Sul e entra para a história como a maior em número de participantes, com 650 atletas de 78 países.
Entre as convocadas pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), estão as paranaenses Bárbara Domingos e Mariana Gonçalves. Bárbara, principal atleta brasileira da modalidade, disputa o individual, enquanto Mariana compõe a equipe do conjunto. As duas treinam no Clube AGIR Ginástica Rítmica, espaço administrado pela Secretaria de Estado do Esporte (SEES) no bairro Capão da Imbuia, em Curitiba.
Bárbara vive o auge da carreira e chega ao Mundial como referência nacional. Finalista olímpica em Paris-2024, ela também fez história ao vencer o individual geral no Campeonato Brasileiro de 2025, resultado alcançado em junho, também no Rio de Janeiro. Ela é a primeira brasileira a ganhar ouro no Individual Geral de Ginástica Rítmica nos Jogos Pan-Americanos e a primeira brasileira a entrar para o grupo das 12 melhores do Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica.
O Mundial de 2025 terá formato inédito. Os dois primeiros dias serão dedicados às classificatórias individuais, que vão definir as 18 finalistas do individual geral e as oito melhores em cada aparelho. Na sexta-feira (22) será realizada a decisão do individual geral. No fim de semana, o público acompanha as finais por aparelhos e as disputas de conjunto. As apresentações ocorrem na Arena Carioca 1, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro, mesmo palco dos Jogos Olímpicos de 2016.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.