O Campeonato Paranaense deve ser disputado em um novo formato em 2026. A proposta foi aprovada de forma preliminar pelos clubes em reunião técnica com a Federação Paranaense de Futebol (FPF), na última sexta-feira (19).
A mudança no regulamento acompanha a redução de datas dos estaduais, que passam a ser mais enxutos, prevista no novo calendário da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que será divulgado em breve.
Dois grupos e Torneio da Morte
O Paranaense contará com 12 times, divididos em dois grupos na primeira fase. As equipes do Grupo A enfrentarão as do Grupo B, e os quatro melhores colocados de cada chave avançam ao mata-mata. As fases eliminatórias, a partir das quartas de final até a final, serão disputadas em jogos de ida e volta, totalizando 12 datas para o torneio.
Já os quatro times que não avançarem às quartas jogarão o chamado “Torneio da Morte”, que definirá os dois rebaixados para a Segundona.
O Grupo A terá Athletico, Maringá, Londrina, São Joseense, Cascavel e Foz do Iguaçu. Já o Grupo B é formato por Coritiba, o atual campeão Operário, Cianorte, Azuriz, Andraus e Galo Maringá.
O arbitral final para aprovação do novo regulamento está marcado para 1º de outubro. Já o início da competição está previsto para o dia 10 de janeiro de 2026.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.