
Cai número de homicídios no Brasil
Mesmo com a redução, mais de cinco pessoas foram assassinadas por hora no país, segundo dados do Atlas da Violência.
Dados do Atlas da Violência 2025, divulgado nesta segunda-feira (12) pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mostra que o Brasil registrou 45.747 homicídios em 2023, menor número dos últimos 11 anos.
Segundo o levantamento, jovens de 15 a 29 anos foram as principais vítimas da violência com mortes. A maioria dessas mortes envolveu armas de fogo, principalmente entre adolescentes. Desde 2013, mais de 312 mil jovens foram assassinados no país.
Houve, no entanto, um crescimento de 36,2% das notificações de violências não letal, como psicológica, física e sexual, além de negligência/abandono, entre 2022 e 2023, com um recorde de 115.384 atendimentos de crianças e adolescentes de 0 a 19 anos no último ano analisado.
O levantamento aponta três fatores principais para explicar a queda do número de homicídios:
Envelhecimento da população: a queda no número de jovens, mais envolvidos em crimes, reduz os homicídios; Trégua entre facções criminosas: a rivalidade entre grandes grupos como PCC e Comando Vermelho diminuiu; mudanças na segurança pública: ações mais estratégicas e preventivas, em vez de operações ostensivas, ganharam espaço.
Onde estados registram queda contínua nos homicídios há mais de sete anos. Os menores índices estão nos estados da região Sul, São Paulo, Minas Gerais e Distrito Federal. Já as maiores taxas continuam concentradas nas regiões Norte e Nordeste.