Iniciativa visa modernizar estruturas e integrar a população ao Legislativo
A Câmara Municipal de Curitiba anunciou planos para a nova sede, com construção prevista para 2027.
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) apresentou oficialmente, nesta quarta-feira (22), o cronograma para a construção do Complexo da Nova Sede da CMC, uma iniciativa que visa modernizar as estruturas de trabalho parlamentar, ampliar o acesso da população e fortalecer a revitalização do Centro da cidade. A fase inicial, de definição do projeto do novo prédio, será viabilizada por meio de um concurso nacional de arquitetura, organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-PR), em parceria com a CMC e com o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).
Objetivo do projeto
Segundo o presidente da Câmara, vereador Tico Kuzma (PSD), o novo complexo “nasce como uma resposta da Câmara ao chamado da Prefeitura dentro do programa Curitiba de Volta ao Centro, que tem como principal objetivo devolver o coração da cidade à população, tornando o Centro mais seguro, habitável, dinâmico e acolhedor”. Ele destacou que o projeto é uma oportunidade de “tornar a Câmara realmente uma casa aberta aos curitibanos, acessível em todos os aspectos, moderna e acolhedora, para que todos se sintam pertencentes”.
Localização e impacto
O Complexo da Nova Sede da CMC será erguido nas imediações da praça Eufrásio Correia, área central que integra o programa Curitiba de Volta ao Centro. O empreendimento pretende reunir, em um mesmo espaço, atividades legislativas, serviços públicos e áreas de convivência, promovendo o uso qualificado do espaço urbano e estimulando o comércio e o turismo da região. O Palácio Rio Branco e as outras edificações tombadas da área serão preservadas.
Cronograma do concurso
A preparação do Concurso Nacional de Arquitetura da Nova Sede começou com estudos técnicos elaborados em 2022. As primeiras oficinas participativas ocorrerão em outubro e novembro de 2025, e o edital nacional será lançado em fevereiro de 2026. A execução das obras está prevista para começar em 2027, com duração estimada de dois a três anos até que Curitiba ganhe uma nova sede legislativa integrada, sustentável e aberta à população.
Todo o andamento do processo será divulgado em um hotsite especial no portal institucional da Câmara, onde estarão disponíveis documentos técnicos, atas, relatórios e o edital do concurso. “Queremos manter a maior transparência possível, para que todos acompanhem cada etapa e entendam que esta é uma obra para a cidade de Curitiba”, concluiu Kuzma.