Quase três em cada dez curitibanos utilizam o ônibus como meio de transporte para o trabalho, de acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O índice está acima da média nacional, de 21%. Em 2022, dos 716 mil trabalhadores que se deslocavam para o trabalho fora de casa, 190 mil usavam o transporte coletivo.
O modal fica atrás apenas dos automóveis, que corresponderam a 49% do uso. Na capital, os dados também apontam que apenas 5% da população trabalha em outros municípios. O índice vai na contramão do registrado, por exemplo, na Região Metropolitana de Curitiba. Todos os dias, um a cada cinco trabalhadores da região se deslocam de município para o trabalho.
Em todo o Paraná, são mais de 546 mil pessoas que atuam em municípios diferentes do que residem. O número representa 12% dos trabalhadores do estado que saem de casa diariamente ou pelo menos três vezes na semana.
Em relação ao meio de locomoção, o veículo próprio e o ônibus são os mais utilizados pelos trabalhadores paranaenses.
Ainda de acordo com o IBGE, o destaque fica para a cidade de Fazenda Rio Grande, com mais da metade dos trabalhadores com atuação fora do município. Na sequência aparecem os municípios de Campo Magro e Piraquara, também na Grande Curitiba.
*com BandNews Curitiba.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.


