O Bonde Urbano Digital (BUD), sistema de transporte coletivo sem trilhos, deve começar a operar em novembro, no trecho entre as cidades metropolitanas de Pinhais e Piraquara. O Paraná é o primeiro estado da América do Sul a adotar a tecnologia.
A novidade que promete revolucionar o transporte público paranaense foi apresentada nesta quinta-feira (4), pelo governador Ratinho Junior (PSD).
“Fomos atrás de um veículo que pudesse ser sustentável, que é 100% elétrico e é movido a energia renovável, que ao mesmo tempo ampliasse a capacidade no transporte de passageiros e que pudesse ser moderno, a ponto de competir com o metrô e o VLT”, afirma Ratinho Junior.

Diferente de ônibus elétricos, BRTs ou VLTs, movidos com trilhos, o BUD não exige trilhos físicos. Ele roda sobre pneus no asfalto, guiado por sensores de alta precisão e marcações digitais que funcionam como “trilhos virtuais”. O veículo de 30 metros comporta até 280 passageiros, tem ar-condicionado, operação bidirecional e pode atingir 70 km/h.

O sistema, fabricado pela chinesa CRRC Corporation, será implantado em um trecho de 13 km entre os terminais de Pinhais e Piraquara, atendendo cerca de 10 mil passageiros por dia. A passagem custará R$ 5,50, o mesmo valor do ônibus metropolitano.
A montagem do veículo começa nas próximas semanas, com início dos testes e viagens em novembro.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.