HomeGeralCidadesCâmara de Curitiba avalia fim de prazo para os créditos do cartão transporte

Câmara de Curitiba avalia fim de prazo para os créditos do cartão transporte

Os vereadores de Curitiba discutem o fim do prazo de validade dos créditos do cartão transporte do sistema público de ônibus. No ano passado, cerca de 350 mil passageiros tiveram os créditos expirados, de acordo com a URBS, empresa responsável pelo serviço.

Atualmente, a validade dos créditos do cartão transporte é de um ano. Se o valor não for utilizado dentro desse prazo, ele é transferido para o Fundo de Urbanização e utilizado em obras de infraestrutura do transporte coletivo.

Essa não é a primeira vez que o tema é analisado na Câmara Municipal. Desde 2021, foram apresentadas algumas sugestões e indicações com o mesmo objetivo, garantir mais flexibilidade ao usuário.

“A gente entende que essa expiração não é legal. Se você deixa seu dinheiro no banco, e não usa ela em um ano, não tem motivo para o banco tomar seu dinheiro e usa-lo em outros locais. Se esse projeto for arquivado, nós vamos buscas outras iniciativas para que esse saldo seja utilizado”, afirma a vereadora Camila Gonda (PSB), autoria da proposta.

O projeto de lei protocolado no início deste ano passa por ajustes. Em junho, a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) decidiu pelo arquivamento, mas um pedido de vista sugeriu que a medida passe a valer a partir do novo contrato de concessão do transporte coletivo de Curitiba.

O leilão está previsto para acontecer em dezembro. Após a adaptação, o texto deve ser analisado novamente pela CCJ.

*com BandNews Curitiba.

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

MAIS LIDAS

ÚLTIMAS