Os vereadores de Curitiba discutem o fim do prazo de validade dos créditos do cartão transporte do sistema público de ônibus. No ano passado, cerca de 350 mil passageiros tiveram os créditos expirados, de acordo com a URBS, empresa responsável pelo serviço.
Atualmente, a validade dos créditos do cartão transporte é de um ano. Se o valor não for utilizado dentro desse prazo, ele é transferido para o Fundo de Urbanização e utilizado em obras de infraestrutura do transporte coletivo.
Essa não é a primeira vez que o tema é analisado na Câmara Municipal. Desde 2021, foram apresentadas algumas sugestões e indicações com o mesmo objetivo, garantir mais flexibilidade ao usuário.
“A gente entende que essa expiração não é legal. Se você deixa seu dinheiro no banco, e não usa ela em um ano, não tem motivo para o banco tomar seu dinheiro e usa-lo em outros locais. Se esse projeto for arquivado, nós vamos buscas outras iniciativas para que esse saldo seja utilizado”, afirma a vereadora Camila Gonda (PSB), autoria da proposta.
O projeto de lei protocolado no início deste ano passa por ajustes. Em junho, a CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) decidiu pelo arquivamento, mas um pedido de vista sugeriu que a medida passe a valer a partir do novo contrato de concessão do transporte coletivo de Curitiba.
O leilão está previsto para acontecer em dezembro. Após a adaptação, o texto deve ser analisado novamente pela CCJ.
*com BandNews Curitiba.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.