HomeGeralCidadesFiscalização contra 'rabeira' será reforçada nos ônibus de Curitiba

Fiscalização contra ‘rabeira’ será reforçada nos ônibus de Curitiba

A Prefeitura de Curitiba vai reforçar a fiscalização nas canaletas do transporte público para evitar que ciclistas se agarrem aos ônibus. No último sábado, um adolescente morreu atropelado após pegar ‘rabeira’ em um biarticulado.

Representantes de motoristas e cobradores se reuniram nesta terça-feira (29) com o presidente da Urbs, responsável pelo transporte coletivo curitibano, e pediram a ampliação de ações de fiscalização nas canaletas. O presidente da Urbs, Ogeny Maia Neto, participou do encontro, além de vereadores e representantes da prefeitura.

Foto: Levy Ferreira/SECOM

A ideia da Urbs é acelerar a aprovação na Câmara Municipal de Curitiba do projeto de lei que estabelece multa de R$ 600 para quem for flagrado pegando rabeira. A proposição também prevê a apreensão da bicicleta – em casos de menores de idade flagrados na prática, o equipamento só poderá ser retirado pelos pais ou representantes legais.

Um levantamento da empresa mostra que, no ano passado, houve 70 acidentes nas canaletas envolvendo ciclistas e pedestres – volume 21% superior ao de 2023. De 1º de janeiro até 27 de abril ano, já foram 16  acidentes com ciclistas e pedestres nas canaletas da cidade, com 18 feridos e uma morte. No

O prefeito Eduardo Pimentel lamentou a morte do adolescente e pediu maior consciência por parte dos ciclistas, especialmente os jovens.

“Nós vamos reforçar ainda mais a fiscalização e campanhas de conscientização. É muito importante a conversa dentro de casa também, dos familiares com os jovens, para que isso não aconteça. Infelizmente esse adolescente acabou falecendo, minha total solidariedade à família. Era a terceira vez que ele estava numa rabeira, já tinha sofrido dois outros acidentes. Não podemos permitir que isso aconteça”, disse o prefeito.

Fique por dentro das notícias do Paraná

Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.

MAIS LIDAS

ÚLTIMAS