
IPTU Curitiba 2025: saiba como solicitar a isenção do imposto
Veja abaixo todos os imóveis que podem se encaixar nos requisitos que permitem a isenção ou redução do valor
Em 2025, 135 mil imóveis estão isentos do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de Curitiba. O número corresponde a 14% do total de 980.071 unidades tributáveis na capital.
De acordo com a Prefeitura Municipal, os proprietários serão informados de que não há valores de IPTU a pagar através do avisos de lançamento que começam a ser entregues, pelos Correios, nesta segunda-feira (17).
Além disso, também é possível conferir pelo Curitiba App e pelo site da Prefeitura de Curitiba.
Quem é isento do IPTU Curitiba 2025
- São isentos os imóveis com valor venal até R$ 232 mil, de padrão construtivo popular e área construída inferior a 70 metros quadrados. Nestes casos, os contribuintes terão que pagar apenas 50% da Taxa de Coleta de Lixo (TCL).
- Também têm direito à isenção clubes filiados à Federação Paranaense de Futebol Amador, ex-combatentes da Segunda Guerra Mundial, consulados, dentre outros.
Redução
Alguns grupos também podem solicitar a redução do valor venal do único imóvel que possuem e onde moram, para efeito de cálculo do IPTU. Entre eles, aposentados e pensionistas de sistema previdenciário INSS (federal), IPMC (de Curitiba) IPE (do Paraná) e outros; os beneficiários da Lei Orgânica de Assistência Social (LOAS), com mais de 65 anos, e os aposentados por invalidez.
Para tanto é preciso:
- Ter 65 anos completos (à exceção dos aposentados por invalidez)
- Renda bruta familiar inferior a 3 (três) salários mínimos nacionais
- Ser proprietário de um único imóvel de uso exclusivamente residencial
Proprietários de imóveis considerados como Patrimônio Histórico Cultural e de terrenos integrantes do Setor Especial de Áreas Verdes também podem solicitar a redução. Em ambas situações, caso os imóveis atendam alguns requisitos necessários, ele podem até mesmo ser isentos do imposto.
Como solicitar a isenção do IPTU Curitiba
Para solicitar a isenção, todos os procedimentos são feitos pela internet. O pedido deve ser feito, exclusivamente, via Processo Eletrônico de Curitiba (Procec). Além do protocolo, o contribuinte irá anexar toda documentação exigida e depois pode acompanhar o trâmite, já que a plataforma tem o registro sistêmico das informações. Saiba como se cadastrar e usar o Procec.
Todas as informações sobre a isenção ou redução do IPTU Curitiba podem ser acessadas no site da prefeitura.
*Com Secom
Fique por dentro das notícias do Paraná: Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.