O leilão do canal de acesso ao Porto de Paranaguá, no litoral do Paraná, foi marcado para o dia 22 de outubro. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (22) pelo Governo Federal.
A iniciativa tem como objetivo ampliar a capacidade operacional dos portos brasileiros. Este será o primeiro leilão de canal de acesso a um porto público do país.
O processo de licitação já foi aprovado pelo TCU (Tribunal de Contas da União) e encaminhado à Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquaviários). O Porto de Paranaguá é o segundo maior do Brasil e da América Latina. Por ano, o local recebe 2.600 navios, com destaque para granéis sólidos, como soja e proteína animal.
Com o leilão, o calado do canal vai ser ampliado de 13 metros para 15 metros de profundidade, elevando a capacidade para receber embarcações de maior porte. Segundo o Ministério de Portos e Aeroportos, a cada centímetro a mais, corresponde a um aumento de 60 toneladas de carga no porão do navio.
O leilão do canal de acesso ao Porto de Paranaguá também vai impulsionar o desenvolvimento no Paraná, já que a ampliação de movimentação de carga tem reflexos na economia e na geração de emprego e renda. Com investimentos estimados em R$ 1 bilhão, o evento será realizado na sede da B3, em São Paulo.
*com BandNews Curitiba.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.