A cidade de Londrina, no Norte do Paraná, iniciou nesta sexta-feira (22) testes com um ônibus elétrico no transporte público municipal. O veículo sem emissão de poluentes vai percorrer pontos centrais da cidade em seis linhas diferentes, segundo a prefeitura.
A iniciativa integra estudos voltados à descarbonização energética e à mobilidade sustentável no município. No Paraná, cidades como Curitiba e Cascavel já possuem ônibus elétricos circulando em suas frotas.
“Além dos ônibus elétricos, também estamos avaliando modelos movidos a biometano, que representam uma opção estratégica para inovação no transporte coletivo. O objetivo é identificar qual tecnologia melhor se adapta à realidade de Londrina”, destaca presidente da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização, Fabrício Bianchi.
Os testes contam com a participação das duas concessionárias que operam o transporte coletivo na cidade, a Transportes Coletivos Grande Londrina e Londrisul. Durante 20 dias, o veículo circulará em seis linhas de diferentes regiões, das 6h às 19h30. Para facilitar a identificação pelos usuários, o ônibus foi envelopado com design específico.
O veículo elétrico testado possui capacidade para transportar até 80 passageiros e autonomia de 270 quilômetros, e é fabricado pela chinesa TEVX Higer. A avaliação abrange aspectos como autonomia, tempo de recarga, trafegabilidade e condições de operação no trânsito da cidade.
Caso os resultados sejam positivos, os elétricos poderão ser utilizados em linhas específicas de Londrina, como Centro–Rodoviária, Centro–Aeroporto, Centro–Shopping, entre outras.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.