
Lua de Sangue só poderá ser vista de algumas regiões do PR; veja quais!
O eclipse lunar total irá ocorrer durante a madrugada desta sexta (14)
O eclipse lunar total – alinhamento entre o Sol, a Terra e a Lua –, também chamado de ‘Lua de Sangue’, está previsto para às 3h58 da manhã desta sexta-feira (14), mas ele só poderá ser visto de algumas regiões do Paraná. Os vilões dos amantes da astronomia são as nuvens e a chuva.
“O fenômeno começará às 2h09, com o primeiro contato da lua com o cone de sombra da terra projetado no espaço. Às 3h25, a lua entra totalmente nesse cone de sombra, dando início à fase total do eclipse da lua, em que ela ficará bastante avermelhada ou meio amarronzada, dependendo da localidade em que estiver se observando o eclipse”, explica o professor Amauri José da Luz Pereira, coordenador do Observatório Astronômico e Planetário do Colégio Estadual do Paraná.
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental (Simepar), o céu deve ter menos nuvens, favorecendo a visibilidade nas regiões Sudoeste, Oeste, Norte e Noroeste. Moradores das cidades ao redor de Umuarama, Foz do Iguaçu e Paranavaí devem ter mais chances de acompanhar o eclipse total lunar.
Já os moradores dos Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e do Litoral paranaense dificilmente conseguirão ver o fenômeno. Isso porque há previsão de tempo nublado, com possibilidade de garoa, durante a madrugada nestas regiões.
Lua de Sangue
O fenômeno astronômico ganha o apelido de Lua de Sangue porque deixa o satélite da Terra com tons avermelhados.
Pereira pontua, no entanto, que a cor da Lua pode variar durante o eclipse lunar total devido à influências externas.
“O quão marrom ou avermelhada fica a lua obedece uma escala, chamada de Número de Danjon, que traz a informação de quão limpa ou suja está a atmosfera na linha divisada entre a gente a lua. Essa fase da totalidade encerrará às 4h34 e, o final da parcialidade, quando a lua deixa o cone de sombra da terra projetada no espaço, se dará às 5h45, pouco antes do ocaso da lua, a hora em que a lua se põe a oeste, que será por volta das 6h10 da próxima sexta-feira (14)”, diz.
*Com AEN
Fique por dentro das notícias do Paraná: Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.