Mais de 10 milhões de paranaenses moram em casas. São 3,7 milhões de domicílios deste tipo (86,2%) no estado e 595 mil apartamentos, onde vivem cerca de 1,3 milhão de pessoas. Os dados, divulgados nesta sexta-feira (22) pelo IBGE, são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Anual (PNAD).
O levantamento, com base no ano de 2024, mostra que 57% dos paranaenses moram em imóvel próprio já pago (6,7 milhões). Outros 23,8% moram em imóvel alugado (2,3 milhões), 10% em imóvel em processo de quitação (1,2 milhão), 9% em imóvel cedido (1 milhão) e 0,2% em outras condições (25 mil).
No que se refere ao número de moradores por domicílio, em mais da metade dos domicílios paranaenses vivem duas (30,4%) ou três (25,7%) pessoas. Ainda de acordo com os dados da PNAD, dos 4,3 milhões de domicílios, 4,2 milhões possuem geladeira; 3,7 milhões têm máquina de lavar roupa; 3 milhões possuem carro; e 1 milhão de domicílios contam com motocicleta na garagem.
Outro dado que chama a atenção é com relação à rede geral de distribuição de abastecimento de água, com 90,4% dos imóveis atendidos pela Sanepar. O índice é maior do que a média brasileira (86,3%).
Outros 228 mil domicílios contam com abastecimento feito por poço profundo ou artesiano; 121 mil são abastecidos por meio de nascente; 64 mil por poço raso, freático ou cacimba; e cinco mil com alguma forma de abastecimento. No estado, 99,9% dos domicílios contam com água canalizada.
A PNAD também aponta que 95,4% do lixo gerado nos municípios é coletado diretamente ou em caçamba por serviço de limpeza, o que corresponde a 4,1 milhões de lares. No que se refere à rede de esgoto, 73,1% dos lares paranaenses estão ligados à rede geral, rede pluvial ou possuem fossa séptica ligada à rede.
Outros 13,7% possuem fossa séptica não ligada à rede e 13,2% contam com algum outro tipo. Por fim, a pesquisa mostra que 99,9% dos domicílios são abastecidos com rede geral ou fonte alternativa de eletricidade.
Os dados completos da pesquisa estão disponíveis no Sidra, o banco de dados do IBGE.
*com BandNews Curitiba.
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.