
Maringá e Londrina estão entre as cidades mais arborizadas do Brasil
A arborização urbana é considerada fundamental para a qualidade de vida nas cidades, sobretudo em tempos de aquecimento global.
Maringá e Londrina, no Norte do Estado, estão entre os dez municípios mais arborizados do Brasil. O número de pessoas que moram em em vias com árvores é de quase 100% nas cidades do Norte do Estado.
Os dados constam no Censo Demográfico 2022, divulgado nesta quinta-feira (17) pelo IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Conforme o levantamento nacional, quase 115 milhões de brasileiros moram em ruas com ao menos uma árvore – ou seja, 66% dos brasileiros vivem em ruas arborizadas.
A arborização urbana é considerada fundamental para a qualidade de vida nas cidades, sobretudo em tempos de aquecimento global, por proporcionar diversos benefícios, como a melhoria da qualidade do ar e a redução das temperaturas médias.
O IBGE considerou no levantamento apenas arborização em áreas públicas, excluindo da contagem árvores no quintal de casas, por exemplo.
Além de Maringá e Londrina, as cidades de Umuarama e Toledo também são destaque no ranking das cidades mais arborizadas do país.
Veja a relação das 15 concentrações urbanas (localidades que reúnem mais de 100 mil habitantes) com maiores proporção de moradores em áreas arborizadas:
- Birigui (SP): 98,4%
- Sertãozinho (SP): 97,5%
- São José do Rio Preto (SP): 97,3%
- Maringá (PR): 97,2%
- Dourados (MS): 97,1%
- Londrina (PR): 96,8%
- Umuarama (PR): 96,6%
- Araçatuba (SP): 96,1%
- Ourinhos (SP): 95,9%
- Jaú (SP): 95,6%
- Araraquara (SP): 95,1%
- Marília (SP): 94,9%
- Toledo (PR): 94,6%
- Sinop (MT): 94,0%
- Rondonópolis (MT): 93,8%
Fique por dentro das notícias do Paraná
Assine, de forma gratuita, o canal de WhatsApp do Paraná Portal. Clique aqui.